Brincadera, Ciência e Solidariedade: Novos Olhares Sobre o Trote Universitário e Seu Impacto na Formação Humana dos Acadêmicos de Educação Física
Por Maria Angela Moreira Vieira (Autor), Alice Almerita Machado Burkowski (Autor), Sandra Cristina Dias (Autor).
Resumo
O presente estudo analisa o processo de recepção de calouros “Semana de Integração” do curso de Educação Física da Faculdade Metodista Granbery (FMG), realizados no período de 2005 a 2007 e tem por objetivos avaliar os eventos em relação aos princípios educacionais da IES, ao perfil profissional do egresso e ao impacto na formação humana do acadêmico. Justificativa: a “Semana de Integração” assentada na concepção de lazer como atitude e cultura, é considerada um evento de grande significado social e, por estar a atual equipe organizadora concluindo o curso de graduação pensou-se em registrar a avaliação dos eventos, almejando-se a continuidade dos mesmos. Metodologia: o estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, com tratamento quali-quantitativo dos dados. Para a coleta das informações, realizou-se uma pesquisa de campo com 399 participantes, amostra composta por estudantes do 1º e do 8º períodos, professores e funcionários. Foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas. O subsídio teórico foi a literatura e documentação sobre Lazer, Trote Universitário, Extensão Universitária, Formação Humana e Formação profissional em Educação Física, obtida em livros, artigos e documentos como a Proposta Pedagógica dos Cursos de Educação Física da FMG