Brincando com as Modalidades Olímpicas na Educação Infantil
Por Maria Luiza Raphael Del Rio Martins (Autor), Rodrigo Lema Del Rio Martins (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 4, 2020.
Resumo
Trata-se de um relato das experiências vivenciadas no âmbito do Projeto Pedagógico: “Brincando com as modalidades olímpicas”, desenvolvido pela Educação Física, em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Vitória/ES. No referido projeto foram desenvolvidas práticas pedagógicas, em parceria com professores das demais linguagens que compõem a instituição educativa, com foco nos esportes olímpicos. Neste relato, estão narradas as experiências consideradas de maior adesão e envolvimento das crianças: atividades aquáticas, conjunto de provas do Atletismo, modalidades “diferenciadas”, modalidades de lutas e tiros e modalidades realizadas com a participação da comunidade. O trabalho pedagógico com essas práticas corporais demonstrou ser uma valiosa oportunidade para problematizar questões que atravessam o cotidiano escolar e a ação docente, tais como: infraestrutura escolar; materiais pedagógicos; violência social e cultura de paz; relação escola-comunidade; papel do corpo e do movimento nas aulas de Educação Física; e produção cultural e simbólica das crianças.