Brincando descalças em territórios indígenas brasileiros
Por Marina Basques Masella (Autor).
Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol.3 . páginas 196 - 211
Resumo
O trabalho com as brincadeiras indígenas aconteceu ao longo de todo ano de 2022 na turma Guató da Escola Municipal de Educação In-fantil (EMEI) Nelson Mandela, situada na Zona Norte da capital paulista. O tema emergiu como efeito do projeto coletivo anual da escola, que foi intitulado Pisando de pés descalços em território brasileiro1 e se voltou ao estudo dos povos originários do nosso país e seus saberes, cosmovisões, histórias, resistências, territorialidades e lutas.Surgiu com o desejo das professoras de tecer uma aproximação do Projeto Político Pedagógico da unidade com a Lei 11.645/082, com os diversos enfrentamentos vividos pelos povos indígenas do nosso país, especialmente nos quatro últimos anos, com a publicação, em 2019, experiência que vivemos em sociedade com a pandemia de Covid-19, que escancarou a urgência de olharmos com mais profundidade para cosmo-visões de grupos, povos e etnias mais conectadas com a coletividade, com o comunitarismo, o bem-viver, a integração com a natureza e a preser-vação dos ecossistemas.