Brincando e Aprendendo: Aspectos Relacionais da Criança com Autismo
Por José Francisco Chicon (Autor), Ivone Martins de Oliveira (Autor), Gabriel Vighini Garozzi (Autor), Marcos Ferreira Coelho (Autor), Maria das Graças Carvalho Silva de Sá (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 41, n 2, 2019.
Resumo
Este estudo objetiva compreender os aspectos relacionais de uma criança com autismo na relação com outras crianças em situações de brincadeiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos foram 17 alunos, de três a seis anos, dez de um Centro de Educação Infantil, seis com autismo e uma com síndrome de Down. A coleta de dados foi feita por meio da observação participante, videogravação dos atendimentos e registros em diário de campo. A pesquisa permite constatar que o trabalho desenvolvido em ambiente social inclusivo, potencializado pela ação mediadora dos adultos e colegas mais experientes, favorece que as crianças com autismo apresentem atitudes que apontam sua predisposição para compartilhar brincadeiras com os colegas.