Resumo

O lazer é uma das bases principais que norteiam as ações do Serviço Social do Comércio (SESC), assim como a cultura, a educação, a saúde e a assistência. O projeto intitulado “Brincando nas Férias” visa proporcionar uma opção de lazer e recreação em período de férias escolares para crianças com idades entre 04 e 12 anos. O foco não é apenas a diversão, mas o conhecimento lúdico por meio de temas diversos abordados em múltiplas linguagens, oportunizando o aprendizado de assuntos diferentes a cada nova edição. De acordo com Chrusciak e Gruppi (2022), colônia de férias tem se constituído como um espaço de vivências para o lazer e sociabilidade das pessoas em seus períodos de férias. É nesse sentido que se busca organizar e planejar a vivência de experiências do contexto das programações ofertadas. Objetivo: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da gestão do referido projeto em uma unidade do SESC, no estado do Ceará. Descrição da implementação: Na fase inicial de planejamento do projeto, buscou-se definir um tema considerado relevante a ser abordado e contextualizar tal escolha ao máximo de atividades possíveis que foram propostas às crianças. A programação foi construída abrangendo cinco dias de realização (de segunda à sexta-feira), em período matutino, das 08h às 12h, atendendo 115 crianças divididas em grupos de cores por faixa etária. As atividades elencadas foram recreação esportiva e aquática, oficinas de culinária e artes, cinema, espetáculo de teatro, parque de brinquedos e passeio. Conforme a escolha da temática, desenvolveu-se também as ações que, de modo secundário, buscaram gerar uma reflexão e aprendizado nas crianças atendidas. Observa-se como desafios postos à gestão deste projeto a escolha anual de temas relevantes, sem que se repitam e que consigam integrar as crianças participantes, onde as diferentes atividades possam relacionar entre si, tais como a educação financeira, o cuidado com os animais, o centenário de alguém importante, brincadeiras de antigamente, o circo, a importância da inclusão etc.

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