Resumo

O propósito deste estudo foi mostrar que brinquedos não convencionais, denominados brinquedos de grande porte, têm grande possibilidade de ajudar a criança em seu processo evolutivo, proporcionando-lhe atividades motoras organizadas e, numa seqüência onde o gosto pelo movimento e a disposição de aprender, muito marcados nas crianças podem ser direcionados para a aquisição de uma base de habilidades, através de uma variedade de brinquedos, que lhes ofereçam oportunidades de correr e saltar, arrastar-se, de subir nos objetos, de praticar o equilíbrio, de suspender-se, de girar em torno de si mesma, de balançar-se, de puxar, de empurrar, assim como outras formas de movimento. Realizou-se um estudo bibliográfico, que se estendeu pela área do movimento humano, para formar um embasamento mais amplo sobre i papel do brinquedo no desenvolvimento infantil, que deixa de ser uma atividade para se gastar energia e passa a ser uma necessidade, para o desenvolvimento infantil. Foram pesquisados, ainda, vinte projetos sobre brinquedos de grande porte, mostrando formas alternativas aos modelos de brinquedos padronizados encontrados na maioria dos parques infantis, ressaltando que é possível utilizar os espaços existentes, reorganizando-os e instaurando novos projetos.

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