Brinquedo e Industria Cultural: Sentidos e Significados Atribuídos Pelas Crianças
Por Mirte Adriane Varotto (Autor), Maurício Roberto da Silva (Autor).
Resumo
Este artigo buscou compreender os sentidos e significados que as crianças atribuem aos brinquedos da Indústria Cultural. Mais especificamente, os provenientes da programação da televisão. No decorrer da análise, identificamos que a Indústria Cultural, tendo a televisão como seu principal veículo, possui um papel fundamental no sentido de fornecer referências que irão compor o universo lúdico das crianças. Porém, nesse processo, a criança também tem demonstrado fatores de transgressão e emancipação, na medida em que recria e resigna esses valores, atribuindo-lhes diferentes significados. Dessa forma, percebe-se uma dupla dimensão, onde, de um lado, temos o que a criança faz com o brinquedo, reproduzindo o significado explicito ou negando o significado atribuído, transformando o uso e o sentido do brinquedo. De outro lado, as características da sociedade capitalista, que faz com que as crianças consumam cada vez mais os brinquedos existentes no mercado.