Brinquedos Alternativos em Escolas Infantis de Uma Cidade do Interior de São Paulo?sp
Por Rute Estanislava Tolocka (Autor), Maíra Fogolin Pereira (Autor), Jéssica Eloá Poletto (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
Brincar é uma ação criativa que pode contribuir para o desenvolvimento infantil. Porém, mudanças diminuíram as possibilidades de brincar. O objetivo deste estudo foi construir brinquedos alternativos com professoras da rede municipal de ensino infantil e verificar seu aceite junto às crianças. Etapa a) oficina com 26 professoras; etapa b) estação de brinquedos alternativos com participação das crianças. Na oficina, observou-se o diálogo entre as professoras e a confecção de 38 brinquedos. Na estação, a participação de bebês não foi efetiva e observou-se que diversas experiências vividas pelas crianças auxiliam no desenvolvimento infantil. Os brinquedos alternativos podem ser utilizados na pré-escola como uma opção que propicia diversão e favorece o desenvolvimento de habilidades.