Resumo

INTRODUÇÃO
 O Projeto “Brinquedoteca: aprender brincando”, desenvolvido em um Centro de Educação Física de uma Universidade, consiste em um espaço de intervenção pedagógica, formação profissional e de ensino, pesquisa e extensão no atendimento de crianças com e sem deficiência em processo de inclusão. O projeto objetiva promover campo de estágio aos acadêmicos, expandir os serviços de Educação Física a comunidade de crianças com e sem deficiência, incrementar a prática de ensino e pesquisa nessa área de interesse, com orientação teórico metodológica na abordagem histórico cultural. Propondo atividades lúdicas e cooperativas, o projeto usa a brincadeira e o faz de conta, para estimular as relações socio afetivas e a comunicação das crianças. Apoiados em estudos como os de: Vygotsky (1991), Kishimoto (1998), Chicon (2013), Chicon et al.(2016), ressaltamos a importância da brincadeira no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. A criança se relaciona com conteúdos culturais apropriando-se, reproduzindo e ressignificando, a brincadeira é um dos meios onde a criança vive a cultura. Nesse sentido, o ambiente da brinquedoteca “[...] é um espaço criado para favorecer a brincadeira. [...] onde as crianças (e os adultos) vão para brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas” (CUNHA, 1994, p. 13). Este espaço propõem a interação de crianças com e sem deficiência no mesmo espaço/tempo, mediadas pela ação dos brinquedistas, ou seja, educadores que estimulam, enriquecem e ampliam as possibilidades lúdicas da criança. Assim, o ambiente da brinquedoteca, que é rico em estímulos materiais (brinquedos), será rico também em sua diversidade, potencializando práticas inclusivas, mediadas por princípios como: a aceitação das diferenças individuais, a valorização de cada pessoa, a convivência dentro da diversidade humana e a aprendizagem por meio da cooperação.