Brinquedoteca: Aprender Brincando
Por José Francisco Chicon (Autor), Gabriela de Vilhena Muraca (Autor), Rayanne Rodrigues de Freitas (Autor), Carolina Moraes Alves (Autor), Thierry Pinheiro Nobre (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O Projeto “Brinquedoteca: aprender brincando”, desenvolvido em um Centro de Educação Física de uma Universidade, consiste em um espaço de intervenção pedagógica, formação profissional e de ensino, pesquisa e extensão no atendimento de crianças com e sem deficiência em processo de inclusão. O projeto objetiva promover campo de estágio aos acadêmicos, expandir os serviços de Educação Física a comunidade de crianças com e sem deficiência, incrementar a prática de ensino e pesquisa nessa área de interesse, com orientação teórico metodológica na abordagem histórico cultural. Propondo atividades lúdicas e cooperativas, o projeto usa a brincadeira e o faz de conta, para estimular as relações socio afetivas e a comunicação das crianças. Apoiados em estudos como os de: Vygotsky (1991), Kishimoto (1998), Chicon (2013), Chicon et al.(2016), ressaltamos a importância da brincadeira no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. A criança se relaciona com conteúdos culturais apropriando-se, reproduzindo e ressignificando, a brincadeira é um dos meios onde a criança vive a cultura. Nesse sentido, o ambiente da brinquedoteca “[...] é um espaço criado para favorecer a brincadeira. [...] onde as crianças (e os adultos) vão para brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas” (CUNHA, 1994, p. 13). Este espaço propõem a interação de crianças com e sem deficiência no mesmo espaço/tempo, mediadas pela ação dos brinquedistas, ou seja, educadores que estimulam, enriquecem e ampliam as possibilidades lúdicas da criança. Assim, o ambiente da brinquedoteca, que é rico em estímulos materiais (brinquedos), será rico também em sua diversidade, potencializando práticas inclusivas, mediadas por princípios como: a aceitação das diferenças individuais, a valorização de cada pessoa, a convivência dentro da diversidade humana e a aprendizagem por meio da cooperação.