Bullying Escolar: Estudo Realizado em Escolas Públicas de Vale do Sol, Rs, Brasil
Por Franciele Katiúscia de Azevedo (Autor), Letícia Borfe (Autor), Heloisa Elesbão (Autor), Sandra Mara Mayer (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 25, n 268, 2020.
Resumo
Com o passar dos anos, a violência escolar tem-se agravado cada vez mais, causando sérios problemas aos envolvidos e preocupação aos familiares e sociedade em geral. Este estudo objetiva descrever o comportamento agressivo das crianças e adolescentes de duas escolas públicas do município de Vale do Sol, RS, Brasil. São sujeitos participantes desta pesquisa 182 alunos de ambos os sexos, do 6º ao 9º ano de uma escola estadual e outra municipal do mesmo município. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário individual com anamnese e questões objetivas referentes às agressões, locais em que ocorrem e atitudes tomadas no ambiente escolar. A análise estatística foi realizada no programa SPSS 20.0. Os resultados mostram que 34,6% dos alunos do 6º ao 9º ano já sofreram algum tipo de agressão na escola, em sua maioria na forma verbal, tendo ocorrência principalmente em sala de aula. A maioria dos entrevistados relatou que os professores impediram muitas vezes as agressões, mas ao serem questionados sobre o que fazem ao presenciar uma agressão, eles relatam não reagir ao acontecido, mas acham que deveriam tomar alguma atitude. Este estudo nos permite concluir que o bullying ainda está muito presente no ambiente escolar e se configura em sua maioria de forma verbal, o que pode acarretar sérios problemas de convivência entre estas crianças e adolescentes. Sendo assim, ações que visem à conscientização das consequências do bullying devem ser incorporadas no ambiente escolar, tornando-o um local harmonioso e acolhedor.
Referências
Abdulsalam, A. J., Daihani, A. E. A., & Francis, K. (2017). Prevalence and associated factors of peer victimization (Bullying) among grades 7 and 8 middle school students in Kuwait. International Journal of Pediatrics, 2017(3), 1-8. Recuperado de: https://doi.org/10.1155/2017/2862360
Andrade, M. H. B. de., Gomes, M. C., Granville-Garcia, A. F., & Menezes, V. A. (2019). Bullying among adolescents and school measures to tackle it. Cadernos saúde coletiva, 27(3), 325-330. Recuperado de: https://doi.org/10.1590/1414-462x201900030147
Araújo, R. S., & Reis, F. P. G. (2012). Avaliação diagnóstica sobre a ocorrência de bullying em duas escolas estaduais de Lavras, MG: perspectivas para o planejamento em Educação Física escolar. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, 17(167),1-1. Recuperado de: https://www.efdeportes.com/efd167/a-ocorrencia-de-bullying-em-escolas.htm
Beane, A. L. (2010). Proteja seu filho do bullying. Rio de Janeiro: Best Seller.
Borsa, J. C., Petrucci, G, W., Koller, S. H. (2015). A participação dos pais nas pesquisas sobre o bullying escolar. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 19(1), 41-48. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.1590/ 2175-3539/2015/0191792
Botelho, R. G. (2009). Utilización de una webquest como recurso didáctico para intervenir en casos de bullying desde el área de Educación Física. Educación Física y Deporte, 28(1), 41-51. Recuperado de: https://revistas.udea.edu.co/index.php/educacionfisicaydeporte/article/view/2995/2718
Botelho, R. G.; & Souza, J. M. C. de. (2007). Bullying e educação física na escola: características, casos, consequências e estratégias de intervenção. Revista de Educação Física, 139, 58-70. Recuperado de: http://revistadeeducacaofisica.com.br/artigos/2007.4/139_rv03.pdf
Brandão Neto, W., Silva, C. O. da, Amorim, R. R. T. do, Aquino, J. M. de., Almeida Filho, A. J. de., Gomes, B. da M. R., & Monteiro, E. M. L. M. (2020). Formation of protagonist adolescents to prevent bullying in school contexts. Revista Brasileira de Enfermagem, 73(1),1-8. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0418
Brasil. (2015). Lei n. 13. 185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate á Intimidação Sistêmica (Bullying). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm
Brito, C. C., & Oliveira, M. T. (2013). Bullying and self-esteem in adolescents from public schools. Jornal de Pediatria, 89(6), 601-607. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2013.04.001
Carvalho, T. C. (2012). A violência escolar e o bullying na realidade de estudantes do 6º ano à 8ª série da Escola José Mânica, 2012. 29f. Monografia (Graduação do Curso de Educação Física) Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul.
Cosma, A., Whitehead, R., Neville, F., Currie, D., & Inchley, J. (2017). Trends in bullying victimization in Scottish adolescents 1994-2014: changing associations with mental well-being. International Journal Public Health, 62(6), 639-646. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.1007/s00038-017-0965-6
Crema, E. R. (2014). Bullying escolar: um estudo com escolares de 5º ao 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Barão do Triunfo do município de Rio Pardo - RS. Monografia (Graduação do Curso de Educação Física) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul.
Elesbão, H., Borfe, L., & Mayer, S. M. (2016). Bullying no contexto escolar: manifestação de atos agressivos na escola. Uma pesquisa realizada no município de Novo Cabrais, RS. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, 20(214), 1-1. Recuperado de: https://www.efdeportes.com/efd214/bullying-no-contexto-escolar-atos-agressivos.htm
Guedes, G., Elesbão, H., Borfe, L., & Mayer, S. M. (2020). Bullying na adolescência: perfil de atos agressivos no ambiente escolar. In: D. L. R. de Freitas, L. L. G. Paiva & C. R. de. F. Fernandes (Eds.), Amplamente: Educação no Século XXI (1ª ed., pp. 249-258). Recife: Even3 Publicações. Recuperado de: https://doi.org/10.29327/514518
Kegler, E. D., Borfe, L., Elesbão, H., & Mayer, S. M. Perfil do bullying escolar: uma comparação entre escolas da rede estadual e municipal de um município da região central do Rio Grande do Sul. (2020). Brazilian Journal of health Review, 3(3), 6396-6406. Recuperado de: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n3-190
Lopes Neto, A. A. (2011). Bullying: saber identificar e como prevenir. São Paulo: Brasiliense.
Malta, D. C., Prado, R. R., Dias, A. J. R., Mello, F. C. M., Silva, M. A. I., Costa, M. R. da, & Caiaffa, W. T. (2014). Bullying and associated factors among Brazilian adolescents: analysis of the National Adolescent School-based Health Survey. Revista Brasileira de Epidemiologia, 17(1), 131-145. Recuperado de: https://doi.org/10.1590/1809-4503201400050011
Marcolino, E. C., Cavalcanti, A. L., Padilha, W. W. N., Miranda, F. de. S., & Clementino, F. de S. (2018). Bullying: prevalence and factors associated with victimization and aggression in the school quotidian. Texto Contexto - Enfermagem, 27(1), 1-10. Recuperado de: https://doi.org/10.1590/0104-07072018005500016
Mayer, S. M. (2000). Comportamento Agressivo em Escolares de 1º a 8° série do Ensino Fundamental de Santa Cruz do Sul: uma abordagem através da Teoria dos Sistemas Ecológicos, 2000. 114f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional - Área Sócio Cultural) Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul.
Mayer, S. M., Borniatti, L., Elesbão, H., & Borfe, L. (2018). Caracterização do bullying entre escolares: uma pesquisa realizada no município de Anta Gorda - RS. Motricidade, 14(SI), 21-25. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.16230
Mendes, C. S. (2010). Violência na escola: conhecer para intervir. Revista Referência, 2(12), 71-82. Recuperado de: http://www.index-f.com/referencia/2010pdf/12-7182.pdf
Menesini, E., & Salmivalli, C. (2017). Bullying in schools: the state of knowledge and effective interventions. Psychology, Health e Medicine, 22(1), 240- 253. Recuperado de: https://doi.org/10.1080/13548506.2017.1279740
Nashiki, A. G. (2013). Bullying: El poder de la violencia. Una perspectiva cualitativa sobre acosadores y víctimas en escuelas primarias de Colima. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 18(58), 839-870. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/140/14027703008.pdf