Bullying na Educação Física Escolar em Uma Escola do Ensino Médio
Por Cristiano Aparecido Silva Rocha (Autor), Márcia Margarida Silva Rocha (Autor), Giuliano Roberto da Silva (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 3, n 3, 2013.
Resumo
Este estudo teve por objetivo verificar o “Bullying” na Educação Física escolar em uma escola pública do ensino médio na cidade de Oliveira – Minas Gerais. Percebemos que o “Bullying” representa o uso da superioridade financeira, intelectual ou física com o intuito de prejudicar, humilhar outra pessoa. Para isso, participaram do estudo 66 alunos entre os gêneros (masculino n= 32 e feminino n= 34) com idade entre 15 a 17 anos. Os participantes responderam a um questionário a respeito da ocorrência de maus tratos durante as aulas de Educação Física. Aproximadamente 23% dos alunos já se sentiram humilhados, prejudicados e maltratados por outros jovens durante as aulas de Educação Física nesta escola, tais como: ameaças, agressão verbal durante as atividades práticas, agressão racial, boatos e intrigas e algumas vezes até mesmo exclusão destas atividades. Todavia percebemos que as aulas de “Educação Física” deveriam promover dinâmicas e atividades que visem à interação e integração dos jovens, evitando destacar em demasia as qualidades e defeitos que poderiam resultar em agressões aos demais colegas, sejam de ordem física e ou psicológicas.