Resumo

Na escola, assim como na sociedade, a violência está arraigada, tornando-se a primeira um espelho da segunda. Dentre os vários tipos de violência existe um peculiar, muitas vezes ignorado, denominado bullying,em que se usa a superioridade física, intelectual ou financeira para se sobrepor a outra pessoa ou grupo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o bullying nas aulas de Educação Física com base na percepção de professores de escolas públicas. Para isso, foi realizado um estudo de caráter quantitativo, com a aplicação de um questionário para33 professores de escolas públicas municipais da cidade de Fortaleza - CE. Os resultados revelaram que existem práticas de bullying nas aulas de Educação Física em uma frequência considerável; que os motivos para as agressões estão vinculadas a exigências de proximidade da aparência física a padrões estéticos e ao baixo desempenho motor; que as vítimas de bullying reagem permanecendo nas aulas com medo e/ou tristeza, ou afastam-se das atividades; e que a reação dos professores tem se direcionado à conversas particulares com os envolvidos ou realização de atividades pedagógicas coletivas visando esclarecer sobre o tema. Conclui-se que este fenômeno precisa ser investigado nos contextos específicos em que se desenvolvem para que, por intermédio de profissionais esclarecidos e comprometidos, seja possível contribuir no desenvolvimento de atitudes positivas entre as pessoas, a fim de garantir que a disciplina de Educação Física cumpra sua função pedagógica satisfatoriamente.

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