Bullying na Educação Física Escolar: Percepção de Professores de Escolas Públicas
Por Kaique Sudério Pereira (Autor), Daniele da Silva Nascimento (Autor), Livia Gomes Castelo Branco (Autor), Gardênia Coelho Viana (Autor), Heraldo Simões Ferreira (Autor), Kessiane Fernandes Nascimento (Autor), Maurílio Barbosa da Silva (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 24, n 253, 2019. Da página 8 a 55
Resumo
Na escola, assim como na sociedade, a violência está arraigada, tornando-se a primeira um espelho da segunda. Dentre os vários tipos de violência existe um peculiar, muitas vezes ignorado, denominado bullying,em que se usa a superioridade física, intelectual ou financeira para se sobrepor a outra pessoa ou grupo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o bullying nas aulas de Educação Física com base na percepção de professores de escolas públicas. Para isso, foi realizado um estudo de caráter quantitativo, com a aplicação de um questionário para33 professores de escolas públicas municipais da cidade de Fortaleza - CE. Os resultados revelaram que existem práticas de bullying nas aulas de Educação Física em uma frequência considerável; que os motivos para as agressões estão vinculadas a exigências de proximidade da aparência física a padrões estéticos e ao baixo desempenho motor; que as vítimas de bullying reagem permanecendo nas aulas com medo e/ou tristeza, ou afastam-se das atividades; e que a reação dos professores tem se direcionado à conversas particulares com os envolvidos ou realização de atividades pedagógicas coletivas visando esclarecer sobre o tema. Conclui-se que este fenômeno precisa ser investigado nos contextos específicos em que se desenvolvem para que, por intermédio de profissionais esclarecidos e comprometidos, seja possível contribuir no desenvolvimento de atitudes positivas entre as pessoas, a fim de garantir que a disciplina de Educação Física cumpra sua função pedagógica satisfatoriamente.