Editora MidioGraf. None None. 52 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

Os motivos que levam jovens a iniciar, a permanecer e, eventualmente, a abandonar à prática de esporte são importantes preocupações manifestadas por profissionais da área. De maneira geral, sexo, idade, modalidade esportiva praticada e nível em que se esta competindo são fatores essenciais que podem definir a adesão e a longevidade da prática de esporte em atletas jovens. Estudos envolvendo jovens norte-americanos apontam que, entre aquelas crianças que iniciam a prática de esporte aos 7 anos de idade, 95% delas tendem a abandonar por diferentes motivos pelo menos uma vez antes dos 14 anos [1]. Na Europa, abordagens longitudinais mostram que 50% dos jovens desistem da prática de esporte entre 13 e 15 anos de idade [8]. No Brasil, infelizmente, quando o assunto é prática de esporte em idades jovens, apesar do tema ser recorrente e preocupar os profissionais que atuam no âmbito esportivo, a quantidade de informações disponibilizadas ainda é escassa, caracterizando-se como uma das principais lacunas neste campo do conhecimento. Para especialistas da área existem diversas razões e justificativas para que os atletas jovens venham a diminuir seu interesse pela prática de esporte e, em alguns casos, a abandoná-lo precocemente [2]. Contudo, mais recentemente, têm-se procurado apresentar novo fenômeno, conhecido na literatura internacional como burnout no contexto esportivo, que pode contribuir sobremaneira para entender a relação do atleta com o esporte [3]. Em síntese, burnout no contexto esportivo refere-se à uma síndrome multidimensional, ocasionada por complexa interação entre múltiplos fatores de demandas intensas, recuperação inadequada e frustrações de expectativas não cumpridas em que, por consequência, o atleta perde a motivação, o prazer, a satisfação, o interesse pela prática de esporte, apresenta percepção e atitudes no sentido de que o esforço físico e mental solicitado nos treinos e nas competições não compensa os benefícios eventualmente acumulados [5].

Acessar