Busca de Informações Sobre Sexualidade Por Estudantes do Ensino Fundamental II
Por M. M. Fernandes (Autor), S. Bortolucci (Autor), M. C. Moraes (Autor), R. Alves da Costa Filho (Autor), R. T. Iaochite (Autor).
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores, que visa a inserção de estudantes de licenciatura no contexto das escolas de Ensino Básico. O projeto da UNESP, campus Rio Claro, tem o objetivo de promover o ensino de um estilo de vida saudável. Uma das vertentes do projeto abarca a temática da sexualidade, que no contexto das aulas de educação física, está atrelado aos temas transversais. Há uma preocupação nessa direção, uma vez que estudos apontam para o aumento da gravidez na adolescência em que 7,3% das jovens com idade entre 15 e 17 anos tem pelo menos um filho, bem como do contágio de doenças sexualmente transmissíveis entre jovens em idade escolar. O objetivo deste estudo foi identificar como estudantes do ensino fundamental procuram informações sobre sexo e sexualidade e com quem costumam conversar sobre o tema. Participaram desta pesquisa 117 estudantes (57% meninas) com idade entre 11 e 14 anos do 7º e 8º anos do ensino fundamental II de uma escola pública na cidade de Rio Claro-SP. Os dados foram coletados por meio de questionário eletrônico de múltipla escolha, aplicado com o uso da ferramenta formulários do Google. Os resultados apontam que os alunos preferem buscar informação sobre sexualidade com a mãe (46%) e amigos (46%), com outros membros da família (15%) e com o pai ou irmão/irmã (12%). 23% dos participantes mencionaram não conversar com ninguém. Quando questionados sobre onde buscam informações ou tiram dúvidas sobre sexo e sexualidade, 39% o fazem na internet ou com amigos e 34% com a família, 15% em materiais na própria escola e 9% na televisão e rádios e/ou jornais. Apenas 7% procuram por informações com profissionais da saúde, como médicos, psicólogos ou enfermeiros. É importante destacar a idade dos alunos participantes, uma vez que estão na fase de transição para a juventude, período no qual esse assunto pode gerar muitas dúvidas, questionamentos e curiosidades acerca de transformações tanto físicas quanto psicológicas e de comportamento. Dessa maneira, uma das metas do projeto PIBID em questão será a de desenvolver conhecimentos e atitudes que estejam alinhados com os hábitos saudáveis em relação à sexualidade no contexto das aulas de educação física. Para tanto, é necessário se pensar estratégias de intervenções, incluindo outras variáveis como a aptidão física e hábitos alimentares, possam contribuir para a aquisição de um estilo de vida saudável pelos participantes.