Resumo

Estudo de caso que envolveu a população dos professores do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (CEF/UFSC) e do Curso de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEF!UDESC). Dividido em duas etapas, a primeira de levantamento e a segunda "quasi" experimental transversal. Teve por objetivo geral estudar a forma de procedimento dos professores de graduação de Educação Física em relação à busca da informação e freqUência de uso das fontes de informação. Usa estudos de usuários como referencial teórico e a Técnica do Incidente Crítico. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário ~struturado com questões fechadas e abertas do tipo escalograma de Likert, que abrangeu a população total de professores dos dois cursos. As fontes formais mais valorizadas foram os "livros" e os "artigos periódicos", e as informais foram as "anotações pessoais". A ~rincip~l razão de não. uso das fontes foi a dific~l~de de acesso/disponibilidade das fontes". Os docentes pesquisados tinham buscado informações recentemente prmc1palmente entre "ontem" e em "outros dias desta semana", com a finalidade p~cipal de "dc:senvolver projetos de pesquisa cientlfica" e "atualização profissional". Diante do insucesso, como p~erro procedtmc;nto,,os prof~res ~o CEFIUFSC "compram a obra em livraria ou editora" e os do CEF/UDESC 'procuram substituto . A prát1ca ma1s comum é, ao entrar na biblioteca "ir direto à estante". A "não disponibilidade do material"é o fator que mais dificulta os processos de busca e uso da informação. Nilo foram registrados diferenças significativas entre os grupos de sujeitos estudados.