Resumo

Estudo de caso que envolveu a população dos professores do CEF/UFSC e do CEF/UDESC. Dividido em duas etapas, a primeira de levantamento e a segunda "quasi" experimental transversal. Teve por objetivo geral estudar a forma de procedimento dos professores de graduação de Educação Física em relação à busca da informação e freqüência de uso das fontes de informação. Usa estudos de usuários, como referencial teórico e a Técnica do Incidente Crítico. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado com questões fechadas e abertas e do tipo escalograma de Likert, que abrangeu a população total de professores dos dois cursos. As fontes formais mais valorizadas foram os "livros" e os "artigos de periódicos", e as informais foram as "anotações pessoais". A principal razão de não uso das fontes foi a "dificuldade de acesso/disponibilidade das fontes". Os docentes pesquisados tinham buscado informações recentemente principalmente entre "ontem" e em "outros dias desta semana", com a finalidade principal de "desenvolver projetos de pesquisa científicas" e "atualização profissional". Diante do insucesso, como primeiro procedimento, os professores do CEF/UFSC "compram a obra em livraria ou editora" e os do CEF/UDESC "procuram substituto". A prática mais comum é, ao entrar na biblioteca "ir direto à estante". A "não disponibilidade de material" é o fator que mais dificulta os processos de busca e uso da informação. Não foram registradas diferenças significativas entre os grupos de sujeitos estudados.

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