Caderneta da saúde uma visão dos escolares e das gerentes das unidades de saúde

Por Gustavo de Oliveira (Autor), Vanise dos Santos Ferreira Viero (Autor), Joni Marcio de Farias (Autor).

Parte de Boas Práticas na Educação Física Catarinense 2016 . páginas 78 - 92

Resumo

Na atualidade, o termo “saúde” não se apresenta com uma definição objetiva, mas sim como uma estrutura conceitual dentro de um processo dinâmico. Nessa perspectiva, a promoção da saúde é uma prática social que busca uma boa qualidade de vida para a população articulando políticas públicas para esse fim. Assim, estratégias são desenvolvidas para que o indivíduo tenha acesso às informações necessárias à sua saúde e incorpore esse conhecimento, adquirindo comportamentos preventivos (MORETTI et al., 2009). Essas ações de promoção da saúde e prevenção de agravos são alguns dos focos do Ministério da Saúde dentro de suas políticas públicas, objetivando uma transformação cultural do atendimento clínico para um cuidado contínuo e multiprofissional (MENDES, 2012). Todas as políticas e programas viabilizados visam implementar e qualificar a rede de saúde e o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de minimizar problemas que dificultem e/ou impeçam mudanças no modelo de atenção (SILVA; SARRETA; BERTANI, 2007). Esses programas buscam auxiliar a população na busca de um estilo de vida mais saudável. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2006; NAHAS, 2010), os hábitos de vida adotados pelas pessoas diariamente são um dos componentes mais importantes para se ter uma boa saúde. Diversas áreas da saúde evidenciam que a aquisição de conhecimentos sobre os fatores de risco auxiliam na mudança de hábitos e comportamentos, assim como o sucesso de abordagens para novos hábitos parece depender da adoção de condutas de aprendizado, em especial para ouvir referências, experiências e expectativas (NAHAS, 2010; CARVALHO, 2008).