Editora INEP. Brasil 2016. 35 páginas.

Sobre

Prefácio

A história da pesquisa, cujos primeiros resultados apresentamos agora, teve início em meados de 2014, quando PNUD, MEC e INEP se encontraram face à motivação comum de influenciar os mecanismos oficiais de pesquisa ligados ao tema do esporte e da educação, assim como as políticas públicas a eles relacionadas.

As Nações Unidas atuam fortemente na promoção do esporte e das atividades físicas como vetores de desenvolvimento humano. Em nível internacional, o Escritório das Nações Unidas do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz advoga pela utilização dessas práticas na cooperação para o desenvolvimento. Atualmente, mais de 20 agências da ONU desenvolvem coordenadamente programas com base em esportes e jogos em diversos países. Em nível nacional, diversas agências da ONU trabalham o tema coordenadamente por meio da implementação de campanhas e projetos em todo o país, além da realização de pesquisas sobre o tema.

No caso desta iniciativa, foi importante a constituição de um Comitê Técnico, responsável por orientar os trabalhos em termos de sua abordagem metodológica, composto pelos Ministérios da Educação, Saúde e Esporte, além de representantes do IBGE e da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS). Traçadas as diretrizes básicas, uma equipe de alta qualidade técnica foi reunida no âmbito da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Santa Catarina, para empreender a investigação. prefácio

Como resultado, temos hoje uma proposta conceitual sobre o que pode significar designar uma escola como ativa e, além disso, elementos que permitem uma aproximação para a medição desse fenômeno. Todas as bases nacionais de dados pertinentes foram visitadas e analisadas, uma abordagem telefônica nacional, com amostra representativa para o país, foi realizada (atingindo ao redor de 600 escolas) e trabalhos etnográficos em todas as regiões estão em vias de conclusão.

O objetivo de todo esse esforço é um só: colaborar na reflexão sempre atual sobre como fazer da escola um espaço propício ao desenvolvimento humano, melhorando a compreensão sobre o papel das atividades físicas e esportivas nesse contexto e, consequentemente, as políticas educacionais na área. Esperamos estar contribuindo para o debate e, ao mesmo tempo, recolher subsídios para a fase final dessa iniciativa, que culminará na proposição de um conjunto de políticas capazes de fazer das escolas brasileiras, escolas mais ativas.

Niky Fabiancic

Sumário

Arquivo