Editora Impressão. Brasil 2002. 272 páginas.

Sobre

Apublicação deste segundo volume da série Cadernos de Handebol significa um importante passo na condução deste projeto que tem por objetivo investir na informação, formação e qualificação dos nossos técnicos, atletas e dirigentes.

O investimento em ações desta natureza é fruto da convicção pessoal e da constatação de que um dos pilares para o crescimento, resultados e sucesso do handebol brasileiro, no cenário internacional, e do handebol mineiro, no cenário nacional, é a capacitação, sobretudo, dos nossos técnicos. O Goleiro de Handebol é o tema abordado neste volume da série Cadernos de Handebol.

Fui goleiro de handebol. Mediano, para não dizer medíocre. Senti na pele as dificuldades de um treinamento mais qualificado, específico e mais bem orientado.

Parte dessas dificuldades, entre outros fatores, devia-se à carência de um material didático que pudesse oferecer ao treinador subsí- dios e conhecimentos para conduzir o treinamento.

Ainda hoje existe esta lacuna que, acreditamos, possa, de certa maneira, ser preenchida com o que sugerimos neste caderno.

Ouvimos sempre dizer que uma grande equipe de futebol começa por um grande goleiro. Acredito e afirmo que uma grande equipe de handebol também. Basta acompanharmos os resultados e desempenho das grandes seleções nos campeonatos mundiais e olimpíadas para constatarmos a veracidade de tal afirmativa.

Portanto, espero que o caderno O Goleiro de Handebol possa contribuir para o aprimoramento, treinamento, formação e revelação de grandes talentos nesta posição chave de uma equipe de handebol.

Esperamos que goleiros da categoria e do nível dos que homenageamos nesta publicação sejam revelados e consagrados no cenário estadual e nacional da modalidade.

O agradecimento e o carinho da F.M.H. aos autores, ao coordenador do projeto, o estimado amigo e colaborador Prof. Pablo Greco, e aos, nossos parceiros e patrocinadores Bingo Tupis e Bingo Praça Sete, através do incansável incentivador e amigo de caminhada

Jorge Carlos Mioto. Paulo Sérgio de Oliveira – Presidente da F.M.H. 

Arquivo