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O presente número dos Cadernos de Formação RBCE traz para o debate tanto experiências de ensino, quanto propostas de intervenção pedagógica no âmbito da Educação Física escolar. Os trabalhos são oriundos de práticas diversas, do estágio supervisionado, da atuação profissional na Educação Básica, bem como de problemáticas surgidas no interior do Ensino Superior, mais especificamente no que tange à formação do professor de Educação Física. O primeiro bloco de textos é formado por relatos de experiência, dois derivados de estágio e um do trabalho docente. O artigo de Rafael Gois Tinôco, Alison Pereira Batista e Allyson Carvalho Araújo apresenta vivências com o ensino de Badminton junto a uma turma do Ensino Fundamental II, na cidade de Natal/RN. A modalidade Rugby é objeto do artigo seguinte, assinado por Júlio Brugnara Mello e Eraldo dos Santos Pinheiro, que sistematizam a experiência pedagógica deste esporte no Ensino Médio em uma escola situada em Uruguaiana/RS. Fechando este conjunto, tem-se o material produzido por Daniel Bocchini e Daniel Teixeira Maldonado, que retrata a tematização do funk nas aulas de Educação Física em uma escola do município de São Paulo/SP. Além do serem relatos de experiência, algo mais liga os três trabalhos: todos tratam do ensino de práticas corporais (sejam elas esportivas ou rítmicas) pouco convencionais no contexto da Educação Física escolar brasileira. O segundo bloco traz textos que têm em comum o conteúdo ginástica e constituem-se como propostas de intervenção. Patrícia Luiza Bremer Boaventura nos apresenta possibilidades pedagógicas da ginástica rítmica na Educação Física escolar a partir de sua transformação didática em esporte-conteúdo. Mariano Anonio Giraldes debate sobre o lugar da ginástica contemporaneamente na Argentina, que tem se restringido ao âmbito esportivo e às academias. Segundo ele, é preciso reaproximar a 8 Cadernos de Formação RBCE, p. 7-8, mar. 2014 ginástica da escola, evitando seu desaparecimento no planejamento da Educação Física escolar. O terceiro e último bloco é composto de três artigos que apresentam distintas formas de constituição da Educação Física. No artigo de Daiane Dalla Nora e Rosalvo Luis Sawitzki discute-se o trabalho realizado pelas professoras unidocentes responsáveis por ministrar aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola estadual localizada em Santa Maria/RS. O texto seguinte, assinado por Karine do Rocio Vieira dos Santos, Simone Rechia, Aline Tschoke e Sergio Roberto Chaves Junior reflete sobre o sentido da Educação Física escolar a partir da observação do trabalho de um professor do Ensino Médio de uma escola de Curitiba/PR. Por fim, Norma Beatriz Rodríguez e Andrea Mirc debatem a influência da Psicologia na constituição da Educação Física, propondo uma revisão desta relação nos marcos de uma Educação Corporal. Seguimos convidando a comunidade da Educação Física a colaborar com os Cadernos e desejamos uma excelente leitura!

Florianópolis, Vitória, março de 2014.

Alexandre Fernandez Vaz Michelle Carreirão Gonçalves Jaison José Bassani Felipe Quintão de Almeida

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