Editora Centro Esportivo Virtual. Brasil 2018. 204 páginas.

Sobre

RECONTAR HISTÓRIAS

Criei o Blog Mais Basquete no auge das escritas virtuais, uma década antes do domínio dos smartphones. O nome do blog é autoexplicativo: Mais Basquete. Na época eu estava trabalhando fortemente para desenvolver o basquete em Pelotas e procurando participar/intervir no basquete gaúcho. Muitas crônicas aqui presentes falam dessas histórias.

Mais Basquete é um blog ativo há mais de uma década, criado pelo meu desejo de melhorar a escrita e de debater o basquete na rede, desde questões pedagógicas, técnico-táticas, organizacionais e políticas. Já colocava esta questão em prática nas listas de discussão e depois nas comunidades do Centro Esportivo Virtual, especialmente na CEVBASQ-L ou CEVBasquete, desde 1997, com foco acadêmico. Entretanto, precisava ampliar o debate para o meio do basquete — técnicos, preparadores físicos, atletas, dirigentes — que não participava do debate no CEV.

Para esta compilação retiramos, Celia e eu, o embate político mais feroz, para dar leveza a leitura e proporcionar o reencontro dos fragmentos selecionados com a memória de cada leitor, permitindo a reflexão através da relação entre a situação destacada no texto e a atualidade de nosso basquete. Incluí postagens da Educação Física escritas em parceria com a Celia - tanto no Mais Basquete como em outros blogs - sobre temas importantes da área que ainda considero relevantes.

Enfim, são 33 postagens que transformamos neste livro eletrônico e que possuem o mesmo propósito: promover o debate, a reflexão e o crescimento do nosso basquete e da Educação Física.

Carlos Alex Soares

Arquivo