Resumo

A calibração dinâmica de cicloergômetros de frenagem mecânica (Ciclo-Mec) exige a aplicação de um torquímetro, durante o acionamento do Ciclo-Mec a velocidades conhecidas, para cada um dos ajustes de carga. Na maioria dos centros de avaliação física é feita apenas a calibração, em separado, da velocidade da roda e da resistência aplicada sobre ela. Como a calibração dinâmica exige aparelhos sofisticados, e a fragmentada pode levar a erros, o objetivo deste trabalho foi propor a calibração dinâmica indireta que consiste na comparação do consumo de oxigênio (VO2), medido em diversas cargas, com valores preditos por equação de regressão amplamente utilizada. Após a calibração da velocidade e da carga resistiva do Ciclo-Mec, sete indivíduos do gênero masculino (70,6 ± 4,3 kg, 177,3 ± 5,0 cm, 25,9 ± 7,7 anos) pedalaram a 50 rpm, com carga resistiva inicial de 0,95 kg (286,9 kgm.min-1) e incrementos de 1,0 kg a cada 3 min (302 kgm.min-1), até a carga de 4,95 kg (1494,9 kgm.min-1). Para controle das rotações do pedal, cada sujeito seguia o ritmo marcado por um metrônomo digital. O VO2 era medido continuamente pelo Analisador Metabólico Aerosport modelo Teem 100. Para cálculo do VO2 Predito para carga, aplicou-se à potência nominal a equação: VO2 predito = potência nominal x 2 + (3,5 X peso corporal). A potência nominal foi corrigida pela equação: potência corrigida = [VO2 medido - (3,5 X peso corporal)] / 2. Comparando-se a potência nominal e a corrigida observou-se que o erro de medida da Ciclo-Mec estudado é maior à medida que aumenta a Potência Nominal aplicada. Corrigiu-se a potência nominal aplicada pela equação: potência corrigida = 0,53 x potência nominal + 55,12. PALAVRAS-CHAVE: potência aeróbia, avaliação aeróbia, gasto energético.