Caminhada/corrida ou Uma Partida de Futebol Recreacional Apresentam Efetividade Semelhante na Indução de Hipotensão Pós-exercício
Por Thereza Karolina Sarmento Nóbrega (Autor), James Silva Moura Junior (Autor), Aline de Freitas Brito (Autor), Maria Conceição Rodrigues Gonçalves (Autor), Caroline de Oliveira Martins (Autor), Alexandre Sérgio Silva (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 19, n 1, 2013. Da página 31 a 34
Resumo
INTRODUÇÃO: Os exercícios aeróbios são os mais investigados e recomendados para a promoção de redução da pressão arterial. Contudo, ainda não está claro a maneira como modalidades acíclicas (voleibol, futebol e outros) podem promover hipotensão pós-exercício (HPE). OBJETIVO: Comparar a resposta pressórica aguda entre partida de futebol e uma sessão de caminhada/corrida. MÉTODOS Oito sujeitos normotensos (59,7±5 anos) e oito hipertensos (57,3±7 anos) tiveram a pressão arterial (PA) monitorada antes das sessões de exercício e durante 30 minutos de um período de recuperação. RESULTADOS: Futebol e caminhada/corrida promoveram diminuição da PA sistólica de -13,8±11 e -6,8±9 mmHg respectivamente entre os indivíduos hipertensos e de -13,3±6 e -5,8±7 mmHg entre os indivíduos normotensos. A PA diastólica foi reduzida em 8,8±5 e -2,8±4,8 mmHg para hipertensos e -6,5±5 e -4,4±2 mmHg para normotensos. Não houve diferenças significativas entre futebol e caminhada/corrida.
CONCLUSÃO: O futebol recreativo apresenta a mesma eficácia na promoção de HPE da caminhada/corrida.