Caminhando Para a Inclusão: Narrativa de Vida de Uma Professora de Educação Física e a Pessoa com Deficiência
Por Jorge Marcos Ramos (Autor), Adriana Barroso de Azevedo (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 23, n 1, 2022.
Resumo
O percurso histórico da educação física carrega consigo marcas de uma história excludente, sendo utilizada inicialmente para preparar a juventude para a defesa da nação, em outro momento para fortalecer o trabalhador para a indústria e, posteriormente, para formar talentos esportivos para representarem a Pátria nos Eventos Internacionais. O presente trabalho teve como objetivo compreender a trajetória de vida de uma professora de educação física e a chegada de pessoas com deficiências nas suas aulas regulares. Utilizamos para a interpretação dos fenômenos a pesquisa narrativa e as aproximações desse relato com as pesquisas (auto) biográficas. Buscamos suas experiências vividas por meio de provocações problematizadoras. Foram realizados três encontros para a escrita dos relatos. Foi possível observar certa dificuldade por parte da professora participante em falar do vivido. No seu desenvolvimento, a mãe teve papel fundamental, pois sempre falava que ela deveria ser forte e que existiam pessoas em situações piores que a dela. O tratamento dispensado aos seus alunos com deficiência está ancorado na maneira como foi tratada por sua mãe procurando passar para seus alunos as suas reais possibilidades.