Caminho Percorrido Pela Atividade Física Antes da Repulsa e Depois do Prazer: Uma Observação da Educação Física Escolar
Por Whadsar Juliana Morais dos Santos (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A profissão de professora de educação física me permitiu identificar um caminho percorrido pela atividade física nas aulas. Este caminho percorrido ao qual me refiro é o processo evolutivo da aceitação da prática das atividades físicas pelas crianças e adolescentes a partir do ensino fundamental II da educação básica. A aula de educação física está na escola também para ser a ponte que viabiliza a apresentação, a aceitação e a assimilação da atividade física, mais recentemente ampliada para práticas corporais, na vida dessas gerações compostas pelos alunos. O percurso que pude observar é que a atividade física inicialmente não é conhecida pelos alunos, então tem que ser apresentada, o que é feito de forma teórica, quando parte para a prática, podemos dizer que é oportunizada, e só aí o aluno a rejeita/repulsa, é neste ponto também que o professor precisará ter maior paciência e sensibilidade para não desistir do aluno e insistir que ele se permita, isto é, sinta-se encorajado a vivenciar, somente quando ele finalmente se permite participar da atividade é que ele pode emitir um julgamento sobre a experiência, que normalmente é um julgamento positivo, uma experiência boa e que lhe faz sentir prazer, e quando ele sente prazer com a atividade física é natural que ele queira repetir, continuar praticando e leve isso como uma alternativa de lazer para o resto de sua vida.