Caminhos de formação: como pensar o ensino às artes circenses no Brasil
Por Kelly Cristina Cheretti (Autor).
Em IV Seminario Internacional de Circo - Inovação e Criatividade
Resumo
: O ensino às artes, dentro do contexto brasileiro, faz parte de uma discussão muito recente e de extrema importância dentro dos rumos pedagógicos no país. A LEI Nº 13.278, que entrou em vigor em 02 de maio de 2016, e que garante o ensino às artes dentro do currículo da educação básica, revela o atraso do Brasil em relação a outros países, que fomentam uma educação mais holística do indivíduo. Porém, a inserção do ensino das artes, dentro da grade curricular básica, revela a preocupação com uma educação mais ampla e humana, construindo novos caminhos para a formação humana e crítica dos educandos brasileiros. Segundo Paulo Freire, “ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo” (FREIRE, 2002). Esta visão possibilita o desdobramento pedagógico, trazendo a democratização da cultura, o resgate da identidade, à inclusão e valorização do indivíduo como princípios norteadores para a formação do aprendiz. Desta forma, observamos o surgimento de empreendimentos como ONGs, Institutos, Espaço Culturais, complementares ao ensino básico, tal como as Fábricas de Culturas e CEUS, que tem como missão atuar dentro deste outro contexto educacional.