Caminhos do Espírito Samurai no Karatê Shotokan
Por Milton de Souza Coelho (Autor), Paulo Renato da Silva Coelho (Autor), Leandro Nogueira Salgado Filho (Autor), Felipe da Silva Triani (Autor), Jorge Felipe Columá (Autor).
Resumo
O ensaio propõe reflexões sobre as estratégias usadas por Funakoshi para modernizar o karatê na era Meiji. Os resultados mostram que, ao deslocar o sentido da prática do karatê para ajustá-lo aos valores ocidentais, o Mestre abdicou do sentido tradicional do budo para investir numa via de formação onde a morte simbólica emerge como prioridade. Isso contribuiu para acelerar a desconstrução da imagem do samurai real e do bushido na modernidade. Funakoshi garantiu a sobrevivência da arte marcial, mas abriu caminhos para a emergência de éticas mitigadas e práticas não convencionais no karatê.
Referências
BARREIRA, Cristiano Roque Antunes; MASSIMI, Marina. As Ideias Psicopedagógicas e a Espiritualidade no Karatê-Do segundo a Obra de Gichin Funakoshi. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica. v.16, n.2, 2003.
CERTEAU, Michel. A invenção do Cotidiano. Vozes: Petrópolis, RJ, 1994.
COELHO, Milton de Souza et al. O oriente de Funakoshi no horizonte do karatê desportivizado. Revista Kinesis, Vol. 34, n. 2, p. 85-103, 2016a.
COELHO, Milton de Souza et al. O samurai como metáfora da sociedade japonesa. Revista Kinesis, Vol. 34, edição especial, p. 83-101, 2016b.
DEZEM, Rogério. Matizes do “Amarelo”: A Gênese dos discursos sobre os orientais no Brasil-1878-1908. São Paulo, SP Associação Editorial Humanitas, 2005.
DHOQUOIS, Regine. de. A Polidez Virtude das Aparências. Porto Alegre: L&PM, 1993.
DUCROT, Oswald. Princípios de Semântica Linguística. São Paulo: Cultrix, 1972.
EAGLETON, Terry. A Ideologia da Estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, Ed. 1939.
FERREIRA, Nilda Teves. Esporte, jogo imaginário social. Rio de Janeiro: Shape, 2003.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
FUNAKOSHI, Gichin. Os vinte princípios fundamentais do Karatê: o legado espiritual do mestre. São Paulo: Editora Cultrix, 1998.
HOBSBAWM, Eric; TERENCE, Ranger. A Invenção das tradições. Trad. Celina Cardim Cavalcante. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 5ª edição, 2008.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos. Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 2006.
ORLANDI, Eni. (Org.). Discurso fundador. Campinas: Pontes, 1993.
RATTI, Oscar. Segredos dos Samurais: As Artes marciais do Japão Feudal. In RATTI, Oscar; WESTBROOK, Adelle. Tradução de Cristina Mendes Rodrigues. São Paulo: Madras, 2006.
SAKURAI, Célia. Os Japoneses. São Paulo: Contexto, 2007.
YUZAN, Daidoji. Bushido: o código de honra do Samurai. São Paulo: Madras, 2003.