Resumo

O ensaio propõe reflexões sobre as estratégias usadas por Funakoshi para modernizar o karatê na era Meiji. Os resultados mostram que, ao deslocar o sentido da prática do karatê para ajustá-lo aos valores ocidentais, o Mestre abdicou do sentido tradicional do budo para investir numa via de formação onde a morte simbólica emerge como prioridade. Isso contribuiu para acelerar a desconstrução da imagem do samurai real e do bushido na modernidade. Funakoshi garantiu a sobrevivência da arte marcial, mas abriu caminhos para a emergência de éticas mitigadas e práticas não convencionais no karatê.

Referências

BARREIRA, Cristiano Roque Antunes; MASSIMI, Marina. As Ideias Psicopedagógicas e a Espiritualidade no Karatê-Do segundo a Obra de Gichin Funakoshi. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica. v.16, n.2, 2003.

CERTEAU, Michel. A invenção do Cotidiano. Vozes: Petrópolis, RJ, 1994.

COELHO, Milton de Souza et al. O oriente de Funakoshi no horizonte do karatê desportivizado. Revista Kinesis, Vol. 34, n. 2, p. 85-103, 2016a.

COELHO, Milton de Souza et al. O samurai como metáfora da sociedade japonesa. Revista Kinesis, Vol. 34, edição especial, p. 83-101, 2016b.

DEZEM, Rogério. Matizes do “Amarelo”: A Gênese dos discursos sobre os orientais no Brasil-1878-1908. São Paulo, SP Associação Editorial Humanitas, 2005.

DHOQUOIS, Regine. de. A Polidez Virtude das Aparências. Porto Alegre: L&PM, 1993.

DUCROT, Oswald. Princípios de Semântica Linguística. São Paulo: Cultrix, 1972.

EAGLETON, Terry. A Ideologia da Estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, Ed. 1939.

FERREIRA, Nilda Teves. Esporte, jogo imaginário social. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

FUNAKOSHI, Gichin. Os vinte princípios fundamentais do Karatê: o legado espiritual do mestre. São Paulo: Editora Cultrix, 1998.

HOBSBAWM, Eric; TERENCE, Ranger. A Invenção das tradições. Trad. Celina Cardim Cavalcante. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 5ª edição, 2008.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos. Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 2006.

ORLANDI, Eni. (Org.). Discurso fundador. Campinas: Pontes, 1993.

RATTI, Oscar. Segredos dos Samurais: As Artes marciais do Japão Feudal. In RATTI, Oscar; WESTBROOK, Adelle. Tradução de Cristina Mendes Rodrigues. São Paulo: Madras, 2006.

SAKURAI, Célia. Os Japoneses. São Paulo: Contexto, 2007.

YUZAN, Daidoji. Bushido: o código de honra do Samurai. São Paulo: Madras, 2003.

Acessar