Resumo

No Brasil, a temática “recreação” é um objeto de estudos historicamente presente como conteúdo nos cursos de graduação em Educação Física. Assim, objetivamos analisar o caminho percorrido pelos estudos da recreação, na Escola de Educação Física de Minas Gerais (EEFMG) - Brasil, entre 1952 e 1969, período entre o surgimento e a federalização dessa instituição. Com isso, pretendemos compreender os motivos da inserção de disciplina(s) correlatas no curso, identificar os conhecimentos difundidos e analisar os significados de recreação nos currículos da EEFMG. Para alcançar os objetivos propostos, pesquisamos nos arquivos do Centro de Memória da Educação Física, dos Desportos e do Lazer (CEMEF) da Universidade Federal de Minas Gerais, documentos que explicassem o caminho percorrido pelos estudos da recreação até que estes se consolidassem como disciplina(s) acadêmica(s). Esses documentos foram analisados por meio da análise de conteúdo. Nesse contexto, compartilhamos das ideias de Chervel (1990) ao explicitar que uma disciplina se constitui por suas finalidades e conteúdos e não somente pela denominação que recebe. Sendo assim, pesquisamos nos programas das disciplinas, as ementas, os objetivos e as referências bibliográficas adotadas

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