Integra

Passo a sugerir alguns pontos que talvez contribuam para aumentar a credibilidade da Educação Física:

- Deveríamos definir alguns blocos básicos de conteúdos: já escrevi algumas vezes que os conteúdos básicos da Educação Física são o JOGO e o EXERCÍCIO CORPORAL.

- Incluiríamos em JOGO, todas as manifestações de jogos que pudessem ser incorporadas pela cultura da Educação Física. Por exemplo: as brincadeiras infantis, os jogos sociais, os jogos de regras, jogos de tabuleiro, circo, certas manifestações de dança, de lutas, de ginástica, ou seja, tudo que seja lúdico e que possa integrar a cultura da Educação Física.

- Incluiríamos em EXERCÍCIO CORPORAL aquilo que foi produzido para exercitar corporalmente as pessoas e caiba na cultura da Educação Física. Por exemplo: musculação, exercícios de flexibilidade, de alongamento, de força, corridas para melhorar a resistência ou a velocidade, meditação, etc.

- Prefiro o nome CULTURA DA EDUCAÇÃO FÍSICA a CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO, que não é um mau nome este último, mas é muito vago.

Aos poucos, e, dependendo dos comentários, incluirei outros ítens para fortalecer essa nossa Campanha pela implantação da Educação Física em todos os níveis de escolaridade no Brasil.

Um grande abraço e um feliz Natal a todos.

Por João Freire
em 16-12-2008, às 11:51

1 comentário. Deixe o seu.

Gosto muito da idéia de blocos de conteúdo! Adotei um por bimestre neste ano e acredito que adotar uma uniformização de conteúdos é o passo a mais que a Educação Física Escolar precisa dar para legitimar-se mais na educação, contribuir de forma efetiva para os alunos viverem melhor!

Por Guilherme Freitas
em 20-12-2008, às 23:19.

Acessar