Campeonato baiano de escolas públicas estaduais: análise das edições de 2009 a 2017
Por Larissa Rafaela Galatti (Autor), Ricardo Teixeira Quinaud (Autor), José Fernandes Maciel Lima (Autor), Caíque Oliveira Santos (Autor), Indiara Sousa Reis (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
Com base na análise documental de 210 relatórios dos Jogos Escolares do Sistema Público do Estado da Bahia (JERP), este estudo teve como objetivo descrever a evolução histórica do JERP de 2009 a 2017 considerando as modalidades comuns e inovadoras oferecidas, número de escolares, número de escolas, número de professores e recursos financeiros descentralizados. Verificou-se que as modalidades inovadoras foram numericamente superiores às modalidades comuns e apresentaram maior diversificação das práticas desportivas; o número de alunos, escolas e professores na primeira etapa dos jogos (dentro das escolas) foi superior ao da terceira etapa (regional), além de aumentar ao longo dos anos em ambas as etapas; e que o valor financeiro descentralizado tendeu a crescer no período histórico analisado. Conclui-se que o JERP se apresenta como uma oportunidade para os alunos vivenciarem diferentes modalidades esportivas, porém esta oportunidade é destacada apenas na primeira etapa. Em relação aos recursos financeiros descentralizados para o JERP, parece não haver um planejamento prévio quanto à proporção desses recursos e à proporção de estudantes participantes deste programa. Sugerimos maior concentração de recursos em competições locais do que estaduais, uma vez que as competições locais atendem mais crianças e jovens e apoiam a diversificação das modalidades e o respeito à cultura esportiva local.