Resumo

Com base na análise documental de 210 relatórios dos Jogos Escolares do Sistema Público do Estado da Bahia (JERP), este estudo teve como objetivo descrever a evolução histórica do JERP de 2009 a 2017 considerando as modalidades comuns e inovadoras oferecidas, número de escolares, número de escolas, número de professores e recursos financeiros descentralizados. Verificou-se que as modalidades inovadoras foram numericamente superiores às modalidades comuns e apresentaram maior diversificação das práticas desportivas; o número de alunos, escolas e professores na primeira etapa dos jogos (dentro das escolas) foi superior ao da terceira etapa (regional), além de aumentar ao longo dos anos em ambas as etapas; e que o valor financeiro descentralizado tendeu a crescer no período histórico analisado. Conclui-se que o JERP se apresenta como uma oportunidade para os alunos vivenciarem diferentes modalidades esportivas, porém esta oportunidade é destacada apenas na primeira etapa. Em relação aos recursos financeiros descentralizados para o JERP, parece não haver um planejamento prévio quanto à proporção desses recursos e à proporção de estudantes participantes deste programa. Sugerimos maior concentração de recursos em competições locais do que estaduais, uma vez que as competições locais atendem mais crianças e jovens e apoiam a diversificação das modalidades e o respeito à cultura esportiva local.

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