Resumo

Este  estudo  teve  como  objetivo  principal  verificar  as  relações  entre  a  receita  com  bilheteria,  o  comparecimento  do  público  nos  estádios  e  nas  novas  arenas,  a  taxa  de  ocupação  e  o  ticket  médio  praticado  pelas  equipes  participantes  do  Campeonato  Brasileiro  de  Futebol  da  Série  A  de  2014  e  2015, com variáveis externas não controladas pelos gestores de estratégia e de  marketing dos clubes  de  futebol  e  da  Confederação  Brasileiro  da  Futebol.  Foram  adotadas  como  variáveis  independentes:  os clássicos, o dia da semana em que os jogos foram realizados, as novas arenas e a classificação final  das equipes no campeonato. O método de análise utilizado foi o descritivo e comparativo, utilizando- se as técnicas de  medidas de tendência central e de dispersão, e os testes  estatísticos de comparação  de médias. Os resultados encontrados mostraram que, nos clássicos, a presença de público aumentou  em  55%,  a  renda  foi  mais  que  o  dobro  da  média  do  campeonato,  nos  finais  de  semana  os  jogos  aumentaram  em  15%  a  renda  e  a  presença  de  público,  quanto  melhor  o  desempenho  da  equipe  no  campeonato,  maior  a  presença  de  público  com  um  aumento  de  60%,  a  renda  foi  quase  o  dobro  da  média  geral,  a  presença  de  público  nas  novas  arenas  foi  o  dobro  em  relação  aos  estádios  e  a  arrecadação  foi  três  vezes  maior  nas  novas  arenas  que  nos  estádios.  O  comportamento  do  torcedor  constatado  nos  dados  estatísticos  comprovou  que  os  jogos  com  maior  rivalidade  e/ou  incerteza  do  resultado,  os  jogos  realizados  nos  finais  de  semana,  o  desempenho  da  equipe  no  campeonato  e  as  novas  arenas  aumentaram  a  presença  de  público.  Portanto,  é  possível  concluir  que  um  campeonato  organizado com essas premissas já é um bom presságio para aumentar o comparecimento de público  nos jogos, gerando maiores receitas com bilheteria, além de aumentar a taxa de ocupação e o valor do  ticket  médio.  O  estudo  mostrou  também  que,  atualmente,  o  desafio  dos  profissionais  de  gestão  é  desenvolver estratégias para os jogos em estádios com menor atratividade, quando o desempenho da  equipe não está satisfatório, e quando os jogos são realizados no meio da semana.

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