Campeonato Brasileiro de Futebol da Série a de 2014 e 2015: Como os Clássicos, a Performance, o Dia da Semana e as Novas Arenas Afetaram a Arrecadação com Bilheteria e o Comparecimento de Público
Por Marcelo Paciello da Silveira (Autor), Luiz Silva dos Santos (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 2, n 1, 2017.
Resumo
Este estudo teve como objetivo principal verificar as relações entre a receita com bilheteria, o comparecimento do público nos estádios e nas novas arenas, a taxa de ocupação e o ticket médio praticado pelas equipes participantes do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A de 2014 e 2015, com variáveis externas não controladas pelos gestores de estratégia e de marketing dos clubes de futebol e da Confederação Brasileiro da Futebol. Foram adotadas como variáveis independentes: os clássicos, o dia da semana em que os jogos foram realizados, as novas arenas e a classificação final das equipes no campeonato. O método de análise utilizado foi o descritivo e comparativo, utilizando- se as técnicas de medidas de tendência central e de dispersão, e os testes estatísticos de comparação de médias. Os resultados encontrados mostraram que, nos clássicos, a presença de público aumentou em 55%, a renda foi mais que o dobro da média do campeonato, nos finais de semana os jogos aumentaram em 15% a renda e a presença de público, quanto melhor o desempenho da equipe no campeonato, maior a presença de público com um aumento de 60%, a renda foi quase o dobro da média geral, a presença de público nas novas arenas foi o dobro em relação aos estádios e a arrecadação foi três vezes maior nas novas arenas que nos estádios. O comportamento do torcedor constatado nos dados estatísticos comprovou que os jogos com maior rivalidade e/ou incerteza do resultado, os jogos realizados nos finais de semana, o desempenho da equipe no campeonato e as novas arenas aumentaram a presença de público. Portanto, é possível concluir que um campeonato organizado com essas premissas já é um bom presságio para aumentar o comparecimento de público nos jogos, gerando maiores receitas com bilheteria, além de aumentar a taxa de ocupação e o valor do ticket médio. O estudo mostrou também que, atualmente, o desafio dos profissionais de gestão é desenvolver estratégias para os jogos em estádios com menor atratividade, quando o desempenho da equipe não está satisfatório, e quando os jogos são realizados no meio da semana.