Resumo

O Campeonato Brasileiro de Futebol' (Série A disputado no sistema de pontos corridos tem sido considerado um evento de grande porte e um rentável negócio para patrocinadores. fabricantes de bens de consumo: anunciantes e entidades ligadas ao futebol em geral (LEONCINI E SILVA_ 2005)_ Para suporte a este Campeonato de escala nacional. atesta uni sistema orga.niza.cional próprio administrado pela Confederação Brasileira de Futebol — CBF e operacionalizado pelas FederaçZes Estaduais de Futebol e clube participantes. Contudo, a atual situação de equilíbrio gerencial desse mega evento define uma investigação necessária, pois a gestão esportiva no futebol brasileiro se modificou mais por influências externas do que por atuações internas (SANTOS 2002). Nestes termos_ a presente pesquisa tem como ponto de partida o referencial a Teoria Geral das Campos de Pierre Bourdieu (1983) tendo corno hipótese a coexistência de campos político: sociocultural. legal ou jurídico. econõmico_ mereadológico e nada. e TV: relacionados ao citado Campeonato: ou seja_ esses campos exercem influências que tem convergindo para os moldes atuais da gestão do campeonato em pauta_ Neste contexto_ este estudo buscou compreender qual o processo de construção do campo da gestão esportiva da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol diante as diversas nuances que abrangem os campos correlatos de influência no evento_ Como metodologia utilizou-se cinco, entrevistas não estruturadas do tipo guiadas (GAY, 197&), mediante roteiros individuais, com protagonistas do campo de gestão. O foco desta inquirição foi o da relevância na produção do conhecimento dentro dos campos que interagem para a configuração da gestão do futebol brasileiro e internacional_ Os resultados da pesquisa sugeriram o desenvolvimento de uma configuração de gestão que se mostrou mutável ao longo dos anos. devido à alternáncia de influéficias de um campo sobre outro em determinados momentos históricos. Em conclusão. o sucesso conquistado pelo campeonato brasileiro, após 10 edições anuais por pontos corridos, mostra estabilidade para o campo da gestão, sobretudo amparada pelo campo jurídico através do Estatuto do Torcedor. Por sua vez, os campos econômico, mercadológico e da mídia e TV fortaleceram-se frente aos campos investigados, intervindo na gestão diretamente, proporcionando altos salários de jogadores e contratos de patrocínio cada vez mais valiosos. Entretanto, esta vantagem identificada não possibilitou, todavia, o equilíbrio entre receitas e despesas dos principais clubes participantes do evento em lide
 

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