Resumo

Este trabalho pretendeu registrar práticas educativas da capoeira cearense a partir do início do século XXI, período em que a capoeira obteve maior prestígio político no Brasil e no mundo em virtude das políticas patrimonialistas vigentes. A imersão nos saberes e modos de ensinar a capoeira foi realizada através de uma análise sobre as práticas educativas do Centro Cultural Água de Beber - CECAB, ou seja, um Estudo de Caso. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa intensiva em documentos e relatos orais, cuja relevância consistiu em responder ao seguinte questionamento: Do que é constituído o Campo de Saberes da Capoeira na atualidade? O processo de coleta de dados se desenvolveu a partir do registro histórico de aspectos dos principais projetos empreendidos pelo grupo que, além da prática ritualística da Capoeira, também promove cursos de qualificação, eventos e espetáculos, em uma perspectiva de pesquisar a diversidade cultural de um modo geral e da Capoeira. Entre os resultados obtidos, destacamos que o Campo de Saberes da Capoeira assume relações com campos científicos tradicionais da educação formal e com os saberes populares tradicionais. Contudo, não se refere a um campo eminentemente disciplinar com estruturas rígidas e imutáveis, mas sim umcampo livre de atuação de educadores carismáticos e com perfil de liderança. É um campo em que alguns saberes são postos em evidência de acordo com os interesses coletivos de determinado período e pela motivação oriunda das práticas corporais, oferecendo subsídios para propostas de ensino ativo e crítico. Portanto, concluímos que os projetos investigados são ações educativas coletivas que, através de recursos públicos e privados, perpetuam conhecimentos sobre valores e elementos culturais africanos e indígenas, numa perspectiva multicultural.

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