Capacidade Absortiva no Contexto da Indústria Hoteleira: Uma Análise de Práticas de Absorção de Conhecimentos
Por Claudia Maria da Silva Bezerra (Autor), Heidy Rodriguez Ramos (Autor), Anderson Antônio de Lima (Autor), Eloisa Elena Shinohara (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 11, n 1, 2022.
Resumo
Objetivo do estudo: Identificar quais são as práticas existentes para captar e absorver conhecimentos externos em empreendimentos hoteleiros.
Metodologia/abordagem: O estudo foi desenvolvido com abordagem qualitativa, de caráter exploratório, por meio da análise de casos múltiplos de cinco hotéis, situados no Estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada com entrevistas semiestruturadas e a triangulação dos dados com sites e diários de bordo dos hotéis. A análise dos dados foi a partir da análise de conteúdo executada com o auxílio do Atlas.ti.
Originalidade/Relevância: As inovações resultantes da capacidade absortiva (ACAP), são fundamentais para a competitividade e sucesso de empresas de hotelaria, e são originadas por intensa interação entre funcionários e clientes envolvidos simultaneamente no processo de elaboração e aplicação das inovações.
Principais resultados: Os hotéis objetos deste estudo, possuem práticas de aquisição de conhecimentos externos similares, como participação em feiras e eventos do setor, análise das avaliações e sugestões dos hóspedes. A prática de aquisição predominante e compreendida como mais importante pelos respondentes são as melhorias geradas por meio da análise das avaliações e sugestões dos hóspedes indicadas nos guest coments (sugestões dos hóspedes) e nos meios digitais, redes sociais e OTA´s (Agência de Reservas on-line).
Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo está alinhado com a definição de Zahra e George (2002) para ACAP e contribui para a evolução epistemológica do campo de estudo da ACAP e compartilhamento de conhecimento, sobretudo, nos setores de turismo e hotelaria, preenchendo uma importante lacuna na literatura que apresenta escassez de estudos que investigaram as quatro dimensões referentes às práticas de ACAP Potencial (PACAP) e Realizada (RACAP), conforme apresentado por Zahra e George (2002).
Contribuições sociais/para a gestão: Como contribuição gerencial o estudo fornece um guia para os gestores das principais práticas identificadas e em como desenvolver estes processos de forma eficaz e consequentemente, promover inovações nos serviços prestados tendo em vista que os processos relacionados a ACAP são de extrema importância para a competitividade e para o desenvolvimento de inovações na indústria hoteleira.