Capacidade de jogo e aprendizagem tática nos modelos de ensinoaprendizagem incidental
Parte de JOGOS DESPORTIVOS: formação e investigação . páginas 486 - 513
Resumo
Os desafios inerentes à reformulação das propostas metodológicas de ensino dos esportes postulados nos trabalhos de Bunker e Thorpe (1982), na Universidade de Loughborough, abriram caminho a uma série de pesquisas direcionadas à construção de um novo paradigma que extrapolaria as fronteiras da educação física escolar na Europa. Surge a proposta do “Teaching Games for Understanding”- traduzido livremente ao português como, o modelo do “ensino pela compreensão” (por exemplo, BUNKER; THORPE, 1982; MITCHELL; OSLIN; GRIFFIN, 2003 e2013; THORPE; BUNKER; ALLMOND, 1986), linha pedagógica que caracterizou o distanciamento dos modelos de ensino tradicionais dominantes à época (métodos analítico e global). Segundo descrevem Mitchel, Oslin e Griffin (2003), esses métodos apresentavam dominância de exercícios e instruções direcionados ao ensino da técnica, era concedido pouco tempo de jogo, escassa associação entre o fundamento técnico e a tática; o que implica a falta de conhecimento em relação a seu emprego no jogo. As consequências refletiam-se em baixa motivação dos alunos para as aulas de esportes, baixo desempenho técnico-tático no jogo, marcante dependência dos alunos na tomada de decisão durante o jogo.