Editora Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Brasil 2014. 385 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO
A realização de estudos e pesquisas ligados à estrutura, organização e funcionamento do Estado brasileiro, bem como às relações entre o Estado e sociedade nos processos referentes ao desenvolvimento nacional, é uma finalidade do Ipea. 

As transformações ocorridas no Brasil na última década, com o crescimento econômico associado à redução das desigualdades sociais, reacenderam o debate sobre os rumos do desenvolvimento e do papel do Estado numa ordem democrática, como a que se vive hoje no Brasil. Porém, assumindo-se que a ação do Estado seja importante para o desenvolvimento, não se deve tomar como certo que ele forçosamente atuará neste sentido. Para que possa implementar suas políticas de  forma efetiva, o Estado deve possuir capacidade e legitimidade.  

Este livro, resultado de um projeto de pesquisa conduzido no âmbito do Plano de Trabalho da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições  e da Democracia (Diest) do Ipea, aborda o tema das capacidades e da legitimidade do Estado brasileiro para definir sua agenda de desenvolvimento e executar seus  objetivos, por meio da abordagem dos arranjos institucionais das políticas públicas.

Os capítulos deste volume não apenas aprofundam o debate sobre democracia e  desenvolvimento, mas, sobretudo, analisam a implementação de políticas públicas em  diversos setores, dissecando suas interações com as instituições democráticas vigentes.

Espera-se, dessa maneira, contribuir para a tarefa multidisciplinar de consolidar áreas de conhecimento sobre políticas públicas, administração pública e  planejamento governamental no Brasil.
Boa leitura a todos!

Marcelo Côrtes Neri
Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos
da Presidência da República (SAE/PR)
Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Arquivo