Capítulo 6 Experiência na Implantação da Proposta Multicultural
Por Jorge Sérgio Perez Gallardo (Autor).
Parte de Educaçao Física Escolar - Do Berçário ao Ensino Médio . páginas 126
Resumo
No ano 2015 foi aplicada a Proposta Multicultural numa unidade de um Colégio em Rio de Janeiro.
Na implantação houve a necessidade de adequar os vários conteúdos oferecidos pelos PCNs às características da escola.
A Educação Física segundo a nova Proposta (2008) parte de cinco grandes eixos de conteúdo – jogo, esporte, ginástica, luta e atividade rítmica – os quais se cruzam com os seguintes eixos temáticos atuais e relevantes na sociedade atual:
· Corpo, Saúde e Beleza: doenças relacionadas ao sedentarismo (hipertensão, diabetes, obesidade, etc.), determinados padrões de beleza, produtos, práticas alimentares e de exercícios físicos que colocam jovens diante do espelho, preocupados com o cuidado do corpo e da saúde.
· Contemporaneidade: o aumento do fluxo de informações influencia os conceitos e as relações que as pessoas mantêm com seus corpos e com as outras pessoas, gerando atitudes preconceituosas em relação a diferenças de sexo, etnia, características físicas etc.
· Mídias: televisão, rádio, jornais, revistas e sites da Internet influenciam o modo como os alunos percebem, valorizam e constroem suas experiências de Se Movimentar no jogo, esporte, ginástica, luta e atividade rítmica, e muitas vezes, baseiam-se em modelos que atendem interesses mercadológicos, que precisam passar por uma análise crítica.
· Lazer e Trabalho: os conteúdos da Educação Física devem ser incorporados como possibilidades de lazer no tempo escolar e fora dele, de maneira autônoma e crítica; importância do controle do próprio esforço físico e direito ao repouso e lazer no mundo do trabalho.
Isto motivou uma rica discussão e a adequação aconteceu de maneira fácil e dinâmica. O primeiro a ser discutido foi às características da Escola, a que foi representada como Continente.