Capoeira - Análise das Formas Tradicionais de Ensino. Propostas Para Beneficiá-las Agregando Dados Científicos no Treinamento das Capacidades Física, Técnica, Tática, Moral e Psicológica
Por Nelsival de Souza Menezes (Autor), Maria Concepción Ordas (Autor), José Gerardo Villa Vicente (Autor), José Alexandre de Souza Menezes (Autor).
Em XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
O objetivo do artigo é descrever e analisar as formas conhecidas e tradicionais de ensino da capoeira, bem como novos conhecimentos que associados, poderão beneficiá-la principalmente agregando um método para condicionamento das capacidades física, técnica, tática, moral e psicológica. Foram selecionados artigos e realizada revisão sobre o tema. Além disso, houve um experimento com 125 sujeitos, divididos em três grupos (Capoeira, Ginástica e Controle), acompanhados por tempo, caracterizando desfechos de parâmetros de interesse. Conclui-se que, o treinamento pode ser melhorado associando a experiência tradicional da arte com conhecimentos acadêmicos.