Editora Rio das Pedras. Brasil 2020. 240 páginas.

Sobre

Prefácio 

Mestre Colette núcleo Montreal-CA 

Capoeira Angola e Ancestralidade, aqui está sem dúvida um livro a ler para todos aqueles que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a Capoeira Angola, sobre o Mestre Jogo de Dentro e sobre alguns dos grandes mestres que o trouxeram até nos. 

Para o Mestre jogo de Dentro a importância de estudar a história da Capoeira Angola e de quem a cultivou é primordial. Seus ensinamentos, tanto no Grupo de Capoeira Semente do Jogo de Angola, quanto em outras academias do Brasil e do mundo, estão imbuídos dessa preocupação constante. Segundo ele, não é possível vangloriar-se de conhecer a Capoeira Angola sem passar pelo estudo da sua criação e da sua evolução ao longo da história. Repete constantemente, e com razão, que o ser humano não pode evoluir se nega o seu passado ou não se preocupa com o difícil caminho percorrido por todos aqueles que viveram a escravidão, a repressão, e que ainda hoje luta contra as desigualdades e injustiças sociais sofridas pelos povos negros e indígenas.

Este livro é, sem dúvida, um reflexo de suas preocupações. Mestre Jogo de Dentro é um professor generoso e meticuloso, que é atento ao desenvolvimento de seus alunos. Costuma dizer: "Existem capoeiristas e tem jogadores de Capoeira." Ele tem o dom de estimular a pesquisa e a aquisição de conhecimentos através do que os nossos ancestrais conquistaram. Como todo bom professor, ele é exigente, vê em nós a possibilidade de espalhar essa história, esse passado e quer que sejamos exigentes conosco e com nossos alunos.