Resumo

Esta dissertação procura discutir a forma como a Capoeira Angola constrói elementos para o fortalecimento de redes sociais dos sujeitos envolvidos e, desse modo, contribuir no sentido do enfrentamento a violência juvenil. Tento estabelecer um diálogo com algumas importantes produções acadêmicas situadas na perspectiva das teorias histórico-culturais, e no entrelaçamento com os saberes construídos com as atividades desenvolvidas por jovens do Grupo de Capoeira Angola Meninos de Palmares, localizado no aglomerado do Alto Vera Cruz, região periférica da cidade de Belo Horizonte. Busquei estabelecer também alguns diálogos com o pensamento complexo, na tentativa de captar aspectos peculiares e originais da trama observada, no cenário pesquisado. Este trabalho releva ainda, a descrição do campo pesquisado e a construção metodológica voltada para uma investigação que buscou avançar na perspectiva interdisciplinar, com foco na observação participante e na realização de entrevistas abertas temáticas. Esses diversos procedimentos convergem no esforço de responder às questões que serão aqui apresentadas. O isolamento, ou o compartilhamento dos saberes nos impede de compreender o que está tecido junto, ou seja, segundo o sentido original do termo complexus. Nessa direção, a perspectiva histórico-cultural fundamenta-se, da mesma forma, na tentativa de superar os reducionismos das concepções empiristas e idealistas, como fica evidente nas produções de Vygotsky e de Bakhtin.Por fim, as considerações dessa pesquisa podem provocar reflexões sobre as questões dos grandes centros urbanos, seus processos de exclusão, violência e marginalidade, e ainda, as resistências fantásticas de seus sujeitos e suas manifestações afrodescendentes.

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