Resumo

Esta pesquisa teve como objeto de estudo os saberes na formação do mestre de capoeira Angola, considerando os valores, artefatos e atitudes presentes neste contexto. Pressupõe-se que os saberes provenientes de uma escola de vida formam a identidade e um perfil profissional, assim como o habitus que emerge dessa prática social. Há dois objetivos principais neste estudo: (a) Investigar os saberes constitutivos da capoeira Angola, bem como o perfil profissional de indivíduos que atuam no ensino desta atividade; e (b) identificar os elementos que auxiliam na caracterização da capoeira Angola enquanto escola. Entre as técnicas escolhidas adotamos a entrevista narrativa semi-estruturada, complementada pelo método de análise de conteúdo sob a ótica das representações sociais para proceder à análise e interpretação dos depoimentos de 7 mestres da capoeira Angola da cidade de Salvador-BA. Neste contexto, os depoimentos apontaram para uma estrutura e organização da capoeira que se assemelha às escolas de ofícios, onde são constituídos grupos que possuem formas peculiares de ensino, dotados de valores e rituais específicos. Esses valores e rituais formam um conjunto de elementos tais como a música, o canto, o toque, os movimentos e a roda, que se configuram em saberes adquiridos na vivência na capoeira Angola. Os mestres possuem valores pautados em uma tradição que tem sua essência na relação mestre-aprendiz, onde o tempo e a proximidade com o mestre são fatores preponderantes para que se obtenha o conhecimento. Juntamente com suas práticas de ensino, os mestres trazem uma gama de gestos, códigos, sinais e movimentos que os auxiliam durante seu ensino e expressam uma hexis corporal que também é expressa na forma de valores, fundamentos e rituais legitimados no passado e que permanecem vivos no presente.

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