Capoeira e Temas Transversais: Avaliação de Um Blog Didático Para as Aulas de Educação Física
Por Luciana Maria Fernandes Silva (Autor), Luiz Gustavo Bonatto Rufino (Autor), Suraya Cristina Darido (Autor).
Em ETD - Educação Temática Digital v. 15, n 1, 2013. Da página 87 a 106
Resumo
A internet, atualmente, é uma significativa fonte de informação, sendo necessária a construção de sites educacionais resultantes de pesquisas científicas que fomentem reflexões pedagógicas. É preciso também fundamentar possibilidades de relações entre os temas transversais, grandes problemas da sociedade que devem ser contextualizados na escola, na prática educativa. Na Educação Física, a capoeira, parte integrante da cultura corporal de movimento, deve também ser abordada ao longo da prática pedagógica. Avaliou-se um blog desenvolvido para abordar os Temas Transversais e a Capoeira, levando-se em consideração a opinião de 23 professores participantes (12 mulheres e 11 homens, média de idade de 30 anos). Optou-se pela pesquisa qualitativa e análise de conteúdo a partir de um questionário desenvolvido para avaliar o blog. Dividiu-se a análise em duas categorias: apresentação do blog didático elaborado e análise dos resultados oriundos da avaliação dos participantes, sendo esta categoria dividida em 3 subcategorias: opiniões a respeito do design e da configuração do blog; interesse e motivação; considerações acerca dos temas transversais. Os resultados foram favoráveis quanto à coerência, à linguagem, a adequação do conteúdo ao tema e ao público-alvo, à visualização, à confiabilidade e o rigor conceitual do blog. Todos os participantes afirmaram ainda que utilizariam o conteúdo sugerido pelo blog para o desenvolvimento de suas aulas. A partir destes resultados, considera-se que o blog pode se tornar um material didático virtual, auxiliando os professores no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o fazer didático da Educação Física escolar.