Sobre
O autor, professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília - UnB, mestre em Ciências da Saúde, doutor em Atividade Física e Saúde pela Universidade de Bristol - Inglaterra, tem se dedicado a estudar o bem-estar por meio das atividades físicas desde sua iniciação acadêmica. Estas investigações consideraram que o aspecto social também é um dos elementos importantes para o desenvolvimento humano e suas relações com o bem-estar. Amizade, relacionamento entre pares, liderança, identidade de grupo e senso de pertencimento parecem ser os aspectos intrínsecos da saúde social e isto pode ser adquirido através do esporte. A discussão sobre estes aspectos é o tema principal deste livro. Neste sentido, apresenta-se a capoeira como uma atividade física que pode ser uma ´arena social´ para as experiências e vivências em grupo. Assim, este trabalho, além de outros assuntos voltados à temática da capoeira e do bem-estar social, apresenta um estudo que explorou como os participantes de um grupo perceberam os efeitos da capoeira relacionados ao bem-estar social subjetivo. O grupo era composto por poloneses que atendiam aulas regulares de capoeira, na cidade de Varsóvia, capital da Polônia. Mais ainda, esta subjetividade faz parte das intenções mentais das pessoas. Princípios filosóficos e metodológicos oriundos das ciências sociais foram necessários para a construção do referencial teórico e do processo da descrição, da análise e da interpretação das informações. Além disto, utiliza-se como referência o modelo estruturado por Van Manen (1990). Este autor avalia que co-existem interações entre corpo, tempo, espaço e relações humanas, nas experiências vividas pelas pessoas. No último capítulo, o autor solicita reflexão aos professores, instrutores e mestres de capoeira quanto à necessidade de atenção no processo de ensino-aprendizagem desta arte-luta, caso objetivem a promoção do bem-estar de seus alunos.