Editora Autor. Brasil 1961. 33 páginas.

Sobre

O livro “Capoeiragem – A Arte da Defesa Pessoal Brasileira”, publicado em 1961 pelo autor, Lamartine P. Da Costa, foi a quarta obra autoral sobre a luta brasileira em sua história. A primeira datada de 1907 constituiu um opúsculo de autor anônimo com descrição simplificada dos golpes e movimentos básicos. A segunda de 1928 foi mais detalhada nos movimentos da luta e teve adição de regras visando à competição esportiva; seu autor fez-se identificar pelo nome Annibal Burlamaqui, funcionário público de profissão, morador do Rio de Janeiro.

A terceira lançada em 1945 teve forte influência acadêmica e profissional por focalizar a história da luta no país, com um capitulo adicional reproduzindo a  prática da luta de acordo com ilustrações de Burlamaqui. A autoria, nestes termos, foi de Inezil Penna Marinho, famoso professor catedrático da antiga Escola Nacional de Educação Física da Universidade do Brasil, hoje UFRJ.

A quarta obra da história da capoeira, publicada em 1961,  foi a que agora é disponibilizada na sua versão original pelo CEV com acesso livre. Seu autor é Lamartine Da Costa, nome já identificado entre profissionais de Educação Física da geração 1960-1970 com remanescentes aínda atuantes na atualidade. Neste particular, a autoria à época voltou-se naturalmente para a pedagogia da luta mantendo-se nas perspectivas da Educação Física.

E assim disposto, o livro de 1961 deu origem a primeira sistematização da capoeiragem dando prioridade à aprendizagem e à busca de uma maior autonomia do aprendiz. Como tal, colocou em segundo plano os rituais da capoeira e o domínio dos mestres, abrindo espaço para uma didática da luta e reduzindo a ênfase excessiva no estilo dos praticantes.

De resto, importa registrar que o livro de 1961 deu origem a quatro outras re-edições comerciais com conteúdo reduzido e linguagem simplificada no estilo dos livros de bolso. Por sua vez, criou-se um novo título, isto é, “Capoeira sem Mestre”, o que trouxe a publicação mais próxima à sua proposta  metodológica. Em conclusão, a obra de 1961 com seus desdobramentos pode ser considerada uma das sinalizações mais significativas da grande expansão da capoeira no Brasil e no exterior,   que teve no país seu ponto de partida no período 1960-1970

Arquivo