Características Antropométricas e Motoras em Jogadores de Futebol: Diferenças Entre Categorias Sub17, Sub19 e Profissional.
Por Diego Hilgemberg Figueiredo (Autor), Diogo Hilgemberg Figueired (Autor), Hélcio Rossi Gonçalves (Autor), Antonio Carlos Dourado (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 27, n 3, 2019.
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar e comparar as características antropométricas e motoras de atletas pertencentes as categorias Sub17, Sub19 e Profissional. Todos os dados foram coletados anteriormente ao início da temporada competitiva. A amostra deste estudo foi composta por 48 futebolistas masculinos divididos em três grupos: Sub17 (n=14), Sub19 (n=14) e Profissional (n=14). Para avaliar as características antropométricas foram realizadas avaliações de estatura e de composição corporal por meio de Plestimografia por deslocamento de ar. Já para determinação das características motoras foram realizados o teste de resistência aeróbia (Yo-Yo IR1); Counter movement jump (CMJ); Squat jump (SJ); performance de sprint 5m e 30m e potência anaeróbia (RAST teste) para determinação das potências máxima, média e mínima. Para determinar as diferenças entre as categorias no que se refere as características antropométricas e motoras uma ANOVA one way de medidas repetidas complementando-se com o teste post-hoc de Bonferroni foi utilizado, levando-se em consideração um nível de significância de p>0,016. Atletas profissionais apresentaram maiores valores de peso corporal e massa magra absoluta se comparadas as categorias Sub17 e Sub19, não sendo identificadas diferenças para massa gorda absoluta e relativa e massa magra relativa. Não foram identificadas diferenças antropométricas entre os atletas das categorias Sub17 e Sub19. Atletas profissionais apresentaram valores de CMJ, SJ, sprint de 30m e potência máxima, média e mínima maiores do que atletas Sub17 e Sub19, não apresentando diferença em relação ao Yo-Yo IR1 e sprint de 5m. Atletas Sub19 apresentaram maiores valores de Yo-Yo IR1 se comparados ao Sub17 e Profissionais e maiores valores de CMJ, sprint de 30m e potência média e mínima se comparado aos atletas Sub17. Atletas de diferentes categorias apresentam características antropométricas e motoras distintas, enfatizando a importância em acompanhar o desenvolvimento destas características de acordo com a idade.