Características Comportamentais de Escolares e Sua Percepção Sobre a Utilização dos Exergames nas Aulas de Educação Física
Por Karina Langone Vieira (Autor), César Augusto Otero Vaghetti (Autor), Sheynara Emi Ito Mazza (Autor), Leandro Quadro Corrêa (Autor).
Em Cinergis v. 15, n 2, 2014. Da página 65 a 69
Resumo
Objetivo: descrever e analisar as características comportamentais de alunos do 6º ano de uma escola pública municipal da cidade de Rio Grande-RS, além de verificar qual sua percepção sobre a utilização dos Exergames nas aulas de Educação Física. Método: estudo descritivo observacional, com delineamento transversal, realizado no segundo semestre de 2013, contou com a participação de 48 alunos, de ambos os sexos, com média de idade de 12,4±1,2 anos. Resultados: destes, 48,3% apresentaram IMC de sobrepeso/obesidade, 45,8% foram classificados como ativos, quando não consideradas as aulas de EF na escola, 58,2% relataram permanecer três horas ou mais por dia à frente do computador, 62,4% relataram permanecer três horas ou mais por dia frente da TV e 45,9% relataram jogar videogame, três horas ou mais por dia. Dos alunos estudados, 89,6% relataram ter gostado das aulas com exergames. Considerações finais: com os resultados obtidos, notou-se que a prevalência de sedentarismo entre os escolares foi elevada, assim como o tempo sedentário à frente da TV, do computador e do videogame; e ainda que a grande maioria dos escolares estudados estão abertos à proposta de utilização de nova ferramenta nas aulas de Educação Física.