Características das Instalações e Equipamentos Para a Prática de Atividade Física nas Escolas da Zona Rural de Pelotas, Rio Grande do Sul
Por Werner de Andrade Muller (Autor), Gabriele Radunz Kruger (Autor), Marlos Rodrigues Domingues (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 24, n 1, 2019.
Resumo
O objetivo do estudo foi descrever como instalações e equipamentos para atividades físicas nas escolas da zona rural de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo transversal, de base escolar, realizado no ano de 2014, em todas as 26 escolas localizadas na zona rural da cidade de Pelotas. Foi usado um instrumento com questões relacionadas às políticas de Educação Física e avaliação de estruturas e materiais para a prática de atividade física, elaborada a partir da Avaliação de Recursos de Atividade Física(PARA), adaptado para o ambiente escolar. Observe que o professor e a disciplina de Educação Física estão presentes em todas as escolas. Mesmo com maior frequência de estruturas como quadras esportivas (34,6% a 65,4%), pracinha / parquinhos (76,9%) e materiais como bolas (50,0% a 84,6%), cones (80 , 8%), cordas (88,5%), colchonetes (80,8%) e arcos (76,9%), como condições dos parâmetros regulares (7,7% a 46,2%) e ruínas (11 , 5% a 50,0%). Poucas instituições oferecem instalações e equipamentos em condições aplicadas para a prática de atividade física. A ausência de ginásios, quadras cobertas e materiais em melhores condições chama a atenção para a necessidade de investimentos e utilização desses espaços.
Referências
Comitê Consultivo para Diretrizes de Atividade Física. Relatório Científico do Comitê Consultivo das Diretrizes de Atividade Física de 2018. Washington, DC: Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, ed. 2018: 779p.
Sallis JF, Bull, F, Guthold R, Heath GW, Inoue S, Kelly P, et al. Progresso na atividade física ao longo do quadrênio olímpico. Lanceta. 2016; 388 (10051): 1325-36.
Martins RC, Ricardo LIC, Mendonça G, Rosa DL, Bastos LLAG, Coll CVN et al. Tendências temporais de atividade física e simultaneidade de comportamento sedentário em estudantes brasileiros. J Phys Act Health. 2018; 15 (5): 331-37.
Müller WA, Silva MC. Barreiras à prática de atividades físicas de adolescentes escolares da zona rural do sul do Rio Grande do Sul. Rev Bras Ati Fís Saúde. 2013; 18 (3): 344-53.
Raphaelli CO, Azevedo MR, Hallal PC. Associação entre risco de saúde e pais em adolescentes na zona rural de um município do Sul do Brasil. Cad Saúde Pública. 2011; 27: 2429-40.
Bauman AE, Reis RS, Sallis JF, Wells JC, Loos RJF, Martin BW. Correlatos da atividade física: por que algumas pessoas são fisicamente ativas e outras não? Lanceta. 2012; 380 (9838): 258-71.
Ferreira I, van der Horst K, Wendel-Vos W, Kremers S, van Lenthe FJ, Brug J. Correlatos ambientais da atividade física na juventude - uma revisão e atualização. Obes Rev. 2007; 8 (2): 129-54.
Hoehner CM, Soares J, Parra Perez D, Ribeiro IC, Joshu CE, Pratt M, et al. Intervenções à atividade física na América Latina: uma revisão sistemática. Am J Prev Med. 2008; 34 (3): 224-33.
Dauenhauer BD, Keating XD. A influência da educação física nos níveis de atividade física de estudantes do ensino fundamental urbano. Res Q Exer Sport. 2011; 82 (3): 512-20.
Kremer MM, Reichert FF, Hallal PC. Intensidade e duração dos esfoços físicos em aulas de Educação Física. Rev Saúde Pública. 2012; 46: 320-6.
Haug E, Torsheim T, Sallis JF, Samdal O. As características do ambiente escolar ao ar livre associado à atividade física. Health Educ Res. 2010; 25 (2): 248-56.
Kirby J, Levin KA, Inchley J. Associações entre o ambiente escolar e a atividade física de meninas adolescentes. Health Educ Res. 2012; 27 (1): 101-14.
Melo EN, Barros M, Hardman C, Siqueira M, Wanderley Júnior R, Oliveira E. Associação entre o ambiente da escola de educação infantil e o nível de atividade física de crianças pré-escolares. Rev Bras Ati Fís Saúde. 2013; 18 (1): 53-62.
Knuth AG, Hallal PC. Ambiente escolar e atividade física em crianças e adolescentes: revisão sistemática. Rev Bras Ati Fís Saúde. 2012; 17 (6): 548-59.
Sallis JF, Conway TL, Prochaska JJ, McKenzie TL, Marshall SJ, Brown M. A associação de ambientes escolares com atividade física de jovens. Sou J Saúde Pública. 2001; 91 (4): 618-20.
Morton KL, Atkin AJ, Coder k, Suhrcke M, van Sluijs EMF. O ambiente escolar e a atividade física do adolescente e o comportamento sedentário: uma revisão sistemática de estudos mistos. Obes Rev. 2015; 17 (2): 142-58.
Tenório MCM, Tassitano RM, Lima MC. Conhecendo o ambiente escolar para aulas de educação física: existe diferença entre as escolas? Rev Bras Ati Fís Saúde. 2012; 17 (4): 307-13.
Knuth AG, Silva ICM, Hallal PC. Descrição do ambiente escolar relacionado a aulas de educação física, recreio, atividades extracurriculares e espaços físicos na cidade de Pelotas, RS, Brasil. Rev Bras Ati Fís Saúde. 2015; 20: 524.
Brasil. Ministério da Educação. A Educação no Brasil Rural. In: Ministério da Educação / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ed. 2006: 236p.
Knuth AG. Ambiente escolar e prática de atividade física em crianças pertencentes à Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004 [tese de doutorado]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas; 2012.
Marques MO. Ambiente escolar e atividade física em escolares de Pelotas, RS [dissertação de mestrado]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas; 2012.
Lee R, Booth K, Reese-Smith J, Regan G, Howard H. O instrumento de Avaliação de Recursos de Atividade Física (PARA): Avaliação de características, comodidades e incivilidades de recursos de atividade física em bairros urbanos. Int J Behav Nutr Phys Act. 2005; 2 (1): 1-9.
Silva AAP, Lopes AAS, Prado CV, Hino AFF, Reis RS. Características do ambiente físico e organizacional para a prática de atividade física nas escolas de Curitiba, Brasil. Rev Bras Ati Fís Saúde. 2018; 23: 10.
Brasil. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Saúde Escolar 2015. In: Ministério da Saúde / Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / Ministério do Planejamento, ed. 2015: 132p.
Brasil. Lei nº 9.394 / 96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996
Silva MFP, Damásio MS. O ensino da Educação Física e o espaço físico em questão. Pensar Prát. 2008; 11 (2): 6.
Fortes MO, Azevedo MR, Kremer MM. A Educação Física Escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdos. Rev Educ Fís. 2012; 23 (1): 10.
Pereira FM, Silva AC. Sobre os conteúdos da Educação Física no Ensino Médio em diferentes redes educacionais do Rio Grande do Sul. Rev Educ Fís. 2004; 15 (2): 10.
Brasil. Ministério da Educação. Módulo 12: higiene, segurança e educação. In: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Básica, ed. 2008: 75p.
de Villiers A, Steyn NP, Draper CE, Fourie JM, Barkhuizen G, Lombard CJ, et al. "HealthKick": avaliação formativa do ambiente de saúde em escolas primárias com poucos recursos na província de Western Cape na África do Sul. BMC Saúde Pública (online). 2012; 12: 1-11.