Resumo

O objetivo do estudo foi descrever como instalações e equipamentos para atividades físicas nas escolas da zona rural de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo transversal, de base escolar, realizado no ano de 2014, em todas as 26 escolas localizadas na zona rural da cidade de Pelotas. Foi usado um instrumento com questões relacionadas às políticas de Educação Física e avaliação de estruturas e materiais para a prática de atividade física, elaborada a partir da Avaliação de Recursos de Atividade Física(PARA), adaptado para o ambiente escolar. Observe que o professor e a disciplina de Educação Física estão presentes em todas as escolas. Mesmo com maior frequência de estruturas como quadras esportivas (34,6% a 65,4%), pracinha / parquinhos (76,9%) e materiais como bolas (50,0% a 84,6%), cones (80 , 8%), cordas (88,5%), colchonetes (80,8%) e arcos (76,9%), como condições dos parâmetros regulares (7,7% a 46,2%) e ruínas (11 , 5% a 50,0%). Poucas instituições oferecem instalações e equipamentos em condições aplicadas para a prática de atividade física. A ausência de ginásios, quadras cobertas e materiais em melhores condições chama a atenção para a necessidade de investimentos e utilização desses espaços.

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