Características de aprendizagem e treinamento do atletismo de elite no Brasil: a perspectiva de treinadores experientes
Por Fernando Renato Cavichiolli (Autor), Marcelo Moraes Silva (Autor), Mayara Torres Ordonhes (Autor), André Felipe Caregnato (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
O presente estudo buscou verificar a perspectiva dos treinadores quanto ao processo de ensino, aprendizagem e treinamento no Atletismo Brasileiro. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com seis treinadores de atletismo brasileiros com participação em Jogos Olímpicos. A partir das entrevistas foram definidas duas categorias: formação e desenvolvimento de atletas; talento e treinamento de longo prazo. Sobre a idade indicada para iniciar no atletismo, os treinadores relataram que o ideal (f = 56,90%) é que o atleta inicie na modalidade ainda na juventude. Porém, optaram por não estipular uma única faixa etária para início no esporte. Características que induzem à organização de um modelo de trabalho no atletismo (f= 26,14%) foram frequentes nas falas. Faltaram parâmetros específicos sobre como deve ser exercida a profissão de treinador – no caso o atletismo – é preciso ter estruturas que possibilitem o desenvolvimento da carreira do treinador.