Caracteristicas do Ambiente Escolar e Niveis de Atividade Fisica em Criakas das Series Iniciais do Ensino Fundamental Durante 0 Recreio
Por Alessandra Cardozo Machado Suga (Autor), Alexandre Augusto de Paula da Silva (Autor), Josieli Regina Brey (Autor), Ava Luana dos Santos Saikawa (Autor), Raquel Nichele de Chaves (Autor), Ciro Romelio Rodriguez Añes (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Itrodução: A Atividade Fisica (AF) é urn comportamento influenciavel pelas facilidades e caracteristicas do ambiente. Na escola, o recreio pode representar uma oportunidade para a participacao das criancas em comportamentos ativos. 0 objetivo do presente estudo foi analisar quaffs caracteristicas do ambiente escolar podem estar associadas corn o nivel de AF de criancas das series iniciais do ensino fundamental durante o recreio. Estudo transversal, observacional de base escolar por conglomerados. Participaram do estudo, 356 criancas de 1°, 3° e 5° ano (51% meninos) de 20 escolas municipais de Sao Jose dos Pinhais-PR. As caracteristicas do ambiente escolar foram avaliadas por meio da ferramenta "Auditoria na escola". A AF foi avaliada de forma objetiva por acelerometria (wGT3X-BT) utilizando os pontos de code sugeridos por Evenson et al., (2008). Para caracterizacao da amostra e das caracteristicas da escola utilizou-se a estatistica descritiva. Para testar associacao entre a AF com as caracteristicas do ambiente escolar foi utilizada a regressao linear multinivel considerando as caracteristicas individuais (nivel 1) e as caracteristicas do ambiente escolar (nivel 2). As analises foram realizadas nos softwares SPSS 23.0 e STATA 13.0 mantendo o nivel de significancia em 5%. A media de duracao do recreio foi de 15 minutos e do tempo em AF foi de 10,6 (±2,4) minutos por dia. A variacao da AF entre as escolas foi de 26,2% para AF leve e 21,4% para a AF de moderada a vigorosa intensidade (AFMV). Nao foram observadas associagoes entre a AF de intensidade leve corn as variaveis individuais e ambientais da escola. A AFMV intensidade apresentou associacao corn as variaveis individuais: sexo feminino (b=-0,77 p<0,001) e o percentual de gordura (b=-0,47 p=0,011); e corn as variaveis ambientais: areas para esporte (b=0,17 p=0,010) e percentual do espaco disponivel (b=0,03 p=<0,001) para a pratica de AF. Conclui-se que a presenca de areas para esportes e a maior proporcao de area da escola disponivel para a pratica de atividades fisicas estao associadas a maiores niveis de AFMV. Assim, a ampliacao e a melhora da qualidade dos ambientes para o recreio parecem ser uma boa alternativa para a promocao da AF em escolares.